Olá pessoal, vou tentar ser claro em minha dúvida.
Na década de 70 mais ou menos meu avô comprou um terreno gigante, dividiu em várias partes e deu as partes de presente para os filhos lá por 85. Deu pra construir aproximadamente uns 7 ou 8 imóveis.
Cada terreno tem o carnê do IPTU sendo pago no nome do meu avô, mas pago pelos respectivos filhos.
Cada filho construiu na parte doada a sua casa e assim viveu, meu avô tinha a intenção de tirar do nome dele todos estes imóveis e assim separar entre os filhos da maneira correta (me corrijam se estiver errado pois não sei absolutamente nada dessa parte jurídica), mas acabou não conseguindo fazer em vida e morreu em 2008.
Eu tomei conhecimento disso a poucos anos, ainda moro com os pais, em uma destas partes doadas por ele no passado, minha dúvida é:
Para colocar o terreno que moro no nome dos meus pais já me falaram que precisaria ser feito inventário e como todos os terrenos estão no nome do meu avô teria que pagar um valor bem alto correspondente a todos os terrenos, isso procede? Não há como eu pagar só a parte referente ao meu terreno?
Meu objetivo era só o de tirar do nome do meu avô e colocar no nome dos meus pais em vida ainda porque o local que moro se valorizou muito na última década e se quisermos sair daqui seria meio inviável com esse rolo gigante na documentação.
Obrigado a quem puder ajudar.