Uma das melhores coisas que existem é ter gastos inesperados ou oportunidades e você ter dinheiro líquido pra resolver/aproveitar.
Uma das coisas que mais relutei da filosofia foi ter a reserva de emergência em poupança, até que um dia surgiu uma viagem a serviço de última hora pro Paraguai e tive a oportunidade de comprar uma câmera que buscava por um preço muito mais barato, só que todo meu dinheiro dessa reserva tava em Tesouro Selic, que não tem liquidez necessária pra tal fim, embora se espalhe por aí que tenha.
Tive que pedir emprestado de alguém, até que dois dias depois estivesse de fato na minha conta o dinheiro pra eu transferir pra quem me emprestou.
Acho inclusive que o nome mais adequado que dou a esse montante é oportunidade. Ora, em caso de emergência, qualquer que seja a aplicação em que esteja o dinheiro, se necessário, ele será utilizado.
A reserva sempre é a primeira a ser "preenchida" em caso de não estar no objetivo estabelecido. Mas acontece de sempre usar com frequência; o que é ótimo! Pois evito de sobrecarregar algum mês com algum gasto, ou fazer prestações a perder de vista (não acho emocionalmente saudável).
Cito alguns exemplos, tive que comprar quatro celulares em pouco mais de um ano.
- Comprei um e fui roubado em um festival de música; consegui comprar outro logo que cheguei na minha cidade;
- Perdi esse outro em um táxi na Jordânia, escorregou do meu bolso e quando fui perceber o taxista já tava looonge; comprei outro assim que cheguei no Brasil;
- Perdi esse outro essa semana fazendo uma trilha; escorregou do tripé e caiu no rio; já comprei outro aqui pela internet e quando chegar em casa já estará lá;
- Consegui comprar meu kit de trekking completo e com um baita desconto pra uma mochilão que vou fazer pela américa do sul e a subida do Pico da Bandeira.
Tudo isso stress, sem afetar meu emocional, com tranquilidade.
P.S.: Sim, eu tenho que ter mais cuidado com meu celular e parar de desperdiçar dinheiro com isso.
P.S.2: Tirei essa foto na UFSC, aqui em Florianópolis.