Venho refletindo...se alguém me perguntasse orientação de qual caminho seguir após o ensino médio o que eu diria? Vendo a situação de muitas pessoas que terminam a faculdade e não conseguem exercer a profissão, tem que dirigir Uber , trabalhar em loja etc fico me perguntando se vale a pena a pessoa seguir esse caminho. Algumas pessoas fazem cursos com uma mercado de trabalho considerado "ruim" e nesses casos acho que a chance de frustração é muito grande mas mesmo quem iniciar a faculdade de medicina hoje (sempre foi considerada uma profissão privilegiada) vai encontrar um mercado de trabalho horrível e cada vez mais estressante daqui a 6 anos. Tanto é assim que a maioria dos colegas com quem converso pensam em largar a medicina e já li várias matérias de outros países que apontam a mesma situação. Pensando nisso tudo há alguns anos eu venho pensando que as melhores opções seriam:
1)Fazer algum concurso publico de ensino médio msm já que no final das contas muitas vezes esse funcionários ganham mais do que a maior parte das pessoas com curso superior, fora estabilidade, sem gasto de tempo/dinheiro com faculdade,etc
2) Fazer algum curso superior focando desde o início em fazer um concurso público ou validar o diploma em algum outro país
3) Tentar mudar de país logo depois do ensino medio se tiver condições para isso (por mais que todo país tenha seus problemas a chance de crescimento pra quem não tem ensino superior em alguns outros países é bem maior que no Brasil).
4)Empreender (conselho bom mas que depende bastante do perfil da pessoa, condiçao financeira etc
Desde que eu comecei a pensar nisso as condições e as perspectivas no serviço público pioraram bastante (cada vez deve ocorrer menos concursos e com condições piores) então acho que as opções que envolvem esse caminho já não são tão boas assim, sobrando basicamente a opção de empreender e de mudar de país. Gostaria de ouvir a opinião de vcs sobre isso. Claro que conselhos como vc tem que se qualificar , ser o melhor que pode , fazer o que gosta , são sempre válidos mas certas coisas não dependem só do profissional... conheço assistente sociais, engenheiros etc só pra exemplificar que são super qualificados, curso no exterior etc e msm assim estão desempregados ou ganhando muito pouco por questões inerentes ao mercado de trabalho...e é muito difícil a pessoa "gostar" dessa situação por mais que gostem da profissão.