No passado, sempre achei bobagem e “coisa de milionário” a doação de bens e dinheiro. A gente trabalha tanto pelo dinheiro, por que doá-lo assim de graça, sem receber nada em troca?
Por influência da comunidade (em um dos livros tem uma parte sobre doação) e também do meu sogro e sogra, desde 2018 comecei a doar parte do meu dinheiro. Todos os anos dôo uma percentagem de toda renda passiva (div+jscp+rendimentosFII) que consigo gerar durante o ano.
Nunca imaginei o bem que isso faz. Venho aqui compartilhar minha experiência:
- Doar nos deixa mais humilde. Doar para quem precisa trás genuína humildade no momento que você percebe que seus problemas, por mais ruins que parecem, nem de perto se comparam com os problemas de gente que precisa de doação.
- Se você trabalha e consegue manter um certo nível de conforto para você e sua família, tenha certeza que és extremamente privilegiado em termos de capacidade financeira. Por exemplo, se ganhas 2k de reais por mês, já está acima de 88% da população mundial (
Global Rich List). Ao invés de reclamar sobre sua vida, agradeça. Provavelmente, a grande maioria da população mundial vive com uma fração do seu salário e em condições muito piores.
- O ato de doar aumenta o desapego e lhe tornará um melhor investidor. Um dos grande desafios de investir para o longo prazo é observar as oscilações do mercado de forma serena e otimista. Não se emocionar com subidas ou descidas. Ao doar e desapegar do dinheiro, enfrentar essas oscilações fica mais fácil. A ligação emocional com dinheiro fica cada vez menor a medida que parte dele é doado a quem mais precisa.
- A doação facilitará usufruir do dinheiro. Não é incomum que poupadores tenham dificuldade de aproveitar o patrimônio construído ao longo de muitos anos. O hábito de poupar e investir cria uma barreira para gastar com coisas que não são estritamente necessárias. Em outras palavras, a “memória muscular” de poupar e investir inibe o aproveitamento da vida e incita o adiamento de projetos. Por que gastar 10k em uma viagem para o exterior se esse dinheiro poderia estar alocado e gerando renda futura? Ao doar um pouco e desapegar do seu dinheiro, fica mais fácil de aproveitar o mesmo. Ok, 10k é bastante para quem está começando, mas nada significativo para um patrimônio maior construído ao longo dos anos.
- Doar resulta em mais simplicidade. Ao perceber o quanto que 4k poderia ajudar algumas famílias, verás a grande bobagem que é gastar isso em um celular ou outro bem de consumo que não necessariamente lhe fará mais feliz.
- Ao atrelar o valor doado a renda passiva anual, o objetivo de investir passa a ser também aumentar o valor doado. Minhas decisões de investimento não impactam somente a mim, mas uma comunidade inteira que pode usufruir desse dinheiro muito mais do que eu poderia. O incentivo para acertar os investimentos aumenta.