Pessoal sei q as voadoras virão, mas mesmo imaginando a resposta q a maioria vai dar, queria uma ajuda. Minha esposa acompanhou a minha entrada nos investimentos e na bastter.com, gostou muito da filosofia, até ficou animada em poupar e investir (ela eh gastadora total), só que sobre a parte da aposentadoria nao consigo convencê-la. Ela paga a previdência da empresa (a empresa acrescenta 50%) e não há meios de ela entender que isso não eh um bom negócio. O que eu ja usei como argumento:
- taxas
- nao tem liquidez
- nada garante que vao pagar la na frente
- o gestor do fundo tem q entregar performance com foco em rentabilidade, o que no longo prazo é péssimo
- ela poderia ter um retorno maior (e com mais paz) investindo o próprio dinheiro, mesmo sem esse aporte da empresa
- expliquei q nao tem almoco grátis, que se existe isso eh pq alguem (e nao nós) está lucrando com isso
Não sei se lembrei de tudo que falei, mas em linhas gerais foi isso. Alguma outra coisa que ajude? Eu sei que nao se deve tentar convencer os outros, mas eh a minha esposa, e nos poderiamos ter um patrimonio maior la na frente. Eu falei q se ela nao tiver tranquilidade de tirar o dinheiro de lá, tudo bem, o q importa eh ela ficar tranquila. Mas é isso mesmo? Acham q nao vale a pena insistir? Falei ate pra ela colocar em renda fixa, mas ela insiste q esses 50% a mais fazem toda a diferença. Desculpem pelo texto longo!