De início, quero agradecer à família bastter.com pelos ensinamentos e imenso valor gerado à comunidade..o conteúdo desse site é praticamente um oásis em meio a tanto bullshit.
Vou escrever meu primeiro tópico (sardinha tentando evoluir..haja voadora) e compartilhar alguns pensamentos..
Adoro livros. Leio de tudo um pouco. Ficção, biografias, empreendedorismo, negócios, etc. Especificamente as temáticas de investimentos, construção de patrimônio e gerenciamento de portfólio também me atraem. Nos últimos anos devo ter lido os principais e mais conhecidos títulos desses temas e tentado aplicar o que eu aprendo..
Sim e dai?
O que mais me impressionou nessa jornada, ao conhecer a bastter.com e os livros aqui publicados, foi a capacidade extremamente eficiente de converter assuntos/insights complexos em ideias MUITO SIMPLES e com exemplos práticos. TODOS eles, sem exceção, trazem conceitos que, se bem aplicados, aumentam as chances do leitor de atingir a #PAS.
Estava lendo a ultima versão do Eu Quero ser Rico (2020) e me deparei com o seguinte ponto: valorize prioritariamente o PROCESSO, em detrimento do RESULTADO. Esse simples conceito pode ser aplicado em MUITAS áreas.
Realmente.. um resultado positivo tem alta probabilidade de ter sido gerado por um processo bem estruturado. Mas NÃO É 100%. O sujeito vende Apt, carro, todo o patrimonio para comprar bilhete de loteria e GANHA. Resultado excepcional. Processo lixo.
Da mesma forma..Um resultado negativo não indica necessariamente um processo falho. Existe uma correlação, mas não é completa. Tirando um exemplo do livro: jogando cara ou coroa, sujeito ganha R$ 2,00 se der cara e perde R$ 1,00 se der coroa. NA MÉDIA, se jogar 100 vezes, ele sai no lucro de R$ 50,00. Pode acontecer de jogar 100 vezes e dar 100 vezes coroa? Óbvio que pode, mas esse resultado não faz do processo um lixo. Resultado ruim. Processo adequado.
Dai entra o codinome (que eu acho excelente) da máquina de triturar sardinha..EDADILIBATNER. Representa seu resultado, mas não representa necessariamente seu processo. Foque no processo. Mantenha-o simples. Controle risco. Permaneça na trajetória no longo prazo.
Devo ter investido alguns dinheiros e algumas horas pra ler, absorver e entender esses conceitos em livros. Dai chego nos livros da bastter.com e PÁ...Resume em uma linha.
Por fim..
- Solve someone's problem (work)
- Low expectations and ego (save)
- Be optimistic (invest)
- Have a long-term mindset (compound)
That's all folks..obrigado aos envolvidos!