9 O Poder do Aporte comentada em 07/02/2020 17:32 Assuntos Gerais babyshark em 06/02/20 20:11 comentada em 07/02/2020 17:32 Em uma disciplina de Finanças, o professor solta essa:”Estou dando a vocês a opção de escolher entre duas opções de ‘negócios’ mutuamente excludentes. Negócio 1 - você me dá R$ 1 agora, e eu lhe darei R$ 1,50 de volta no final da aula. Negócio 2 - Você me dá R$ 10, e eu lhe darei R$ 11 de volta no final da aula. Você só pode escolher uma oportunidade. E não pode escolher mais de uma vez. Qual negócio você escolheria?”A provocação foi para mostrar o defeito de usar a TIR (taxa interna de retorno) em relação ao VPL (Valor Presente Líquido).Mas achei que se aplica bem ao que é tão pregado na filosofia bastter em relação ao aporte vs taxa. P.s.: a opção certa é o ‘negócio’ 2. Pois mesmo tendo uma TIR maior (50% no primeiro em vez de 10% no segundo negócio), na oportunidade 1 teria um retorno menor devido ao poder da escala (sairia com 0,50 centavos em vez de 1 real a mais no bolso).