Um assunto que pode render uns bons bullshits em tecnologia é sobre baterias de smartphones, ou até de notebooks.

Quem é usuário de celular há um tempo, na época dos Nokia 3310, por exemplo, deve ter comprado celular e ter escutado do vendedor na loja "a primeira recarga deve durar 12h e depois você deve dar mais duas cargas de 8h" ou algo nesse sentido.
O que antigamente era verdade, hoje é considerado um bullshit e ainda tem gente que escuta esse tipo de coisa ao comprar um celular novo em loja física.
O que acontece é que as baterias atuais são feitas de material distinto ao das baterias daquela época. Baterias de smartphones e notebooks hoje em dia são feitas de íon lítio, diferentes das baterias de um 3310 na época que era feita de níquel (acredito eu).
Dessa forma, o que era recomendado àquela época pode não ser mais recomendado atualmente para essa geração de baterias feitas baseadas em lítio.
A intenção do tópico é desmistificar algumas dúvidas que muita gente tem com relação ao manejo da bateria do smartphone. Não sou nenhum expert em baterias, não tenho muito conhecimento teórico e a última vez que estudei o assunto foi no ensino médio, mas andei lendo uns textos interessantes e pensei em repassar para vocês.

1 - É melhor esperar o celular descarregar totalmente, até apagar, para só depois carregar?
Muita gente acredita que o ideal é descarregar o celular completamente para iniciar um novo ciclo de carga mas isso não é recomendável. Inclusive celulares modernos avisam no visor que a bateria está em 0% ao desligar mas isso é um mecanismo de defesa do celular e a carga real da bateria está em torno de uns 5%. Descarregar uma bateria de lítio totalmente diminui bastante a vida útil da bateria no longo prazo.

O ideal em baterias de íon lítio é a realização de mais ciclos de carga sem esperar o celular descarregar totalmente, e não precisa esperar chegar a 100% de carga não. Como visto na tabela acima, realizar ciclos de descarga mais prolongados é pior do que realizar mais ciclos menos prolongados. Descargas de 40% ou 60% prolongam mais a vida útil da bateria do que descargas de 100%, e isso pode ser visto na última coluna da tabela. Um celular que sempre é descarregado a 100% apresentou só 600 ciclos de descarga, enquanto um carregado 40% apresentou 3000 ciclos de descarga.
Mas viver com um carregador e ligando o celular novo várias vezes na tomada é totalmente anti-PAS. Então o meio termo seria iniciar um novo ciclo de carga quando o nível da bateria acusar uns 20% - 30% e carregar até pouco mais de 80%.

2 - É ruim deixar carregando a noite inteira? Isso diminui a vida útil da bateria?
Essa pergunta não me apresentou respostas unânimes mas no geral o que acontece é que celulares modernos cortam a recarga do carregador para a bateria ao chegar a 100%, então, o tempo que o celular fica na tomada durante a noite mesmo estando 100%, por si só, não diminui a vida útil da bateria. Mas como visto acima, dar recargas de 100% é um fator que diminui a meia-vida da bateria, então esse comportamento por si só não é o mais recomendado. A recomendação continua sendo a de realizar pequenas recargas durante o dia.
Vai dormir, o celular apresenta 5% de carga e precisa dele com bastante carga no dia seguinte? O ideal seria dar uma pequena carga à noite e no dia seguinte enquanto toma o café da manhã dar mais uma carga. Claro que se for uma ocasião excepcional e você realmente precisa do celular a 100% não vai ser um ou outro dia de carga total à noite que vai estragar seu celular, mas é um comportamento que deve ser evitado.

3 - Carregadores ultra-rápidos diminuem a vida útil da bateria?
Aparentemente sim, mas isso pode variar dependendo de cada caso. Carregadores ultra-rápidos são uma mão na roda por conseguir recarregar a bateria muito mais rapidamente do que carregadores convencionais. Mas quem carrega usando esse tipo de tecnologia deve notar se tanto o carregador como o celular esquentam além do normal. Se isso acontece, saiba que altas temperaturas são um dos maiores inimigos de baterias de íon lítio.

Esse dado é interessante e basicamente nos diz que baterias mantidas a altas temperaturas apresentam menores taxas de recuperação da sua capacidade total do que baterias mantidas a temperaturas mais baixas durante o carregamento. E na mesma tabela pode-se notar que uma carga de 40% diminui menos a vida útil da bateria do que uma carga de 100%.

4 - Se eu esquecer o celular no carro no sol o celular pode explodir?
Explodir não sei, mas com certeza se esse comportamento acontecer muito a vida útil da bateria vai diminuir em decorrência das altas temperaturas impostas à bateria do celular. Então evite, ao máximo, deixar o celular em altas temperaturas.

5 - Baterias vendidas por lojas não autorizadas são confiáveis?
Já tive iPhone mas como não sou REMOVIDO, comprei usado e com menos de 2 anos de uso já tive problemas de bateria.
A Apple se negou a trocar a bateria, só me dispôs a opção de trocar o aparelho totalmente por um novo do mesmo modelo mas pagando mais do que eu paguei pelo aparelho com problema (

).
Dei uma procurada no mercado paralelo por curiosidade para saber o preço de uma bateria e pra minha surpresa, essas lojinhas de manutenção de celulares vendem baterias piratas como originais, e um leigo com certeza acredita nessa falácia e compra uma bateria de 80 reais que na autorizada é trocada por 500 reais. Original, não é?

Já tive experiência com baterias "piratas" e nunca foram boas experiências. Então minha recomendação é: smartphone deu problema de bateria? Não troque fora de uma loja autorizada.
Baterias desse tipo, pelo menos as que tive, incharam com menos de 6 meses de uso, o que com certeza não é um comportamento esperado para um produto novo.
Se baterias novas incham com 6 meses de uso não gosto nem de imaginar o risco de explosão de uma bateria que foi feita sabe lá como. Então, fujam de baterias piratas.
Contribuição extra do @rouxinol:
- Antes havia orientação para que as baterias só fossem recarregadas após estar praticamente descarregadas, para evitar o chamado efeito memória: em que se vc recarregasse muitas vezes quando ela tivesse ainda em 50% por exemplo, a bateria, pelas propriedades físico-químicas ao descarregar e chegar aos 50% entenderia estar próximo do zero e vc nao conseguiria utilizar-se do máximo de carga dela.
- As baterias eram feitas inicialmente de Níquel e Cadmio (Ni-CD), sendo um cádmio um metal extremamente poluente e nocivo ao ser humano e posteriormente NI-MH, Níquel metal Hidreto, menos poluente e com menos efeito memória que o Ni-CD..
- Hoje em dia as baterias de ÍONS de Lítio, mais eficientes e de impacto ambiental muito mais baixo.
-Outro perigo de comprar bateria pirata é que não é possível assegurar se são mesmo de íons de litio ou outro metal que polui ou que pode a vir causar doenças.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, a ideia do tópico era desmistificar alguns tópicos e tirar dúvidas gerais sobre baterias de celulares. Como disse, não sou nenhum expert mas já tive várias dessas dúvidas e sei como é um saco um celular com uma bateria ruim, então, na medida que mais se adequar à PAS de vocês, cuidem da bateria de seus celulares. Uma bateria durando mais tempo é menos lixo no mundo e menos raiva com celular funcionando como telefone fixo direto na tomada.
Se suas dúvidas sobre baterias não foram respondidas acima, posta aqui embaixo. E se falei alguma besteira, podem comentar também.
EDIT: Acabou que falei, falei e não respondi à dúvida inicial da necessidade ou não de dar uma carga mais prolongada ao comprar o celular ahhaha e a resposta curta e grossa é: não é necessário. Carregue o suficiente para uso e desligue da tomada em seguida.
Fontes:
https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteriesExplaining the Do's and Don'ts of Battery Charging - Battery UniversityBU-810: What Everyone Should Know About Aftermarket Batteries – Battery University