Recentemente numa noite insône, descobri que lavava minhas toalhas há 15 anos de forma errada. Elas estavam ficando duras e ríspidas ao toque. Pode ser que não seja de interesse geral aqui, mas se servir pra uma pessoa já está valendo...
Usando a "lógica", eu achava que colocar um pouco mais de amaciante ia deixá-las mais fofinhas, e eu estava justamente provocando o efeito contrário. Já estava para comprar novas toalhas, porque achava que elas não serviam mais. Mas comecei a fazer do jeito que descrevo abaixo e acho que não será mais preciso (economizei 13 reais kkkkkkkkkkk).
Portanto, deixo aqui a fórmula mágica para lavá-las de forma correta:
- Deixar de molho em água com 2 dedos de detergente (usei de coco) e o tira manchas (uso o roxinho) durante 2 horas na máquina, com água suficiente apenas para cobrir as peças.
- No local para amaciante, faça uma fórmula caseira: vinagre de álcool 500ml + 1 colher de sopa de condicionador para cabelo. Agite bem e coloque na quantidade habitual. Guarde para usar depois.
- Proceda normalmente o ciclo de lavagem com esses produtos.
Para liberar as fibras da toalha pelo uso de amaciante prévio, com as peças limpas, deixar de molho com água quente e álcool (~200ml para cada toalha) de um dia pro outro. Também colocar água apenas para cobrir. Após esse período, faça o enxágue e centrifugação.
Retire da máquina, bata as peças contra uma superfície dura (como uma parede) e coloque bem estendidas.
Fazer esse processo após cada lavagem, para ir retirando os produtos e gordura acumulados, indo progressivamente recuperando a maciez das toalhas. Após 3 vezes, já se nota considerável melhora!
Não se deve passar a ferro. Após secas, apenas dobrar e usar.
Enjoy!