Saí da casa dos pais há pouco tempo e ainda não consegui organizar uma rotina de compras e preparo de refeições. Resultado: muitas idas a restaurantes e pedidos de delivery. Mantenho uma alimentação saudável fazendo escolhas saudáveis, então isso não chega a ser um problema, mas ainda há o impacto financeiro.
Como vocês se organizam com isso? Quantas idas ao mercado por semana ou por mês, por exemplo, levando em conta que salada não sobrevive bem à geladeira?

Deixam algumas coisas preparadas no fim de semana ou cozinham tudo no dia? Alguma dica pra manter alimentos, principalmente salada, frescos por mais tempo? Como montar um cardápio pra semana que não fique muito repetitivo, mas também não exija um número de preparos muito grande ou muito demorado? E a carne, como lidar com os tempos de descongelamento?
Sei que são perguntas bem básicas, mas preciso começar em algum lugar.

Sei cozinhar e o faço com prazer, mas tenho o tempo bem curto durante a semana por conta do trabalho e compromissos pessoais, então queria pensar em uma rotina de cozinha eficiente, saudável e simples, mas com alguma diversidade de sabor pra não ficar entediado com os pratos e acabar perdendo o tesão em manter a rotina. Imagino que muitos aqui já tenham passado por essa jornada de morar sozinho antes e tenham adquirido empiricamente informações valiosas sobre o assunto.
Alguma sugestão? Como vocês fazem?
Obrigado!