Gostaria de partilhar uma dúvida em que me encontro.
Quatro anos atrás, casado há pouco tempo, decidi comprar um apartamento para morar (morava de aluguel antes). Após alguma procura, acabei adquirindo um na parte mais valorizada de minha cidade (uma região com uns 200 mil habitantes, no interior de SC). O apartamento possui um tamanho médio para grande e é uma unidade por andar.
Ocorre que era um apartamento já com certa idade, e resolvi refazer ele por completo antes de me mudar. Contratei uma arquiteta de renome na cidade ($$
, quebrei paredes para ampliar alguns cômodos (abri cozinha + sala e transformei dois quartos em uma suíte máster), troquei o piso, portas e rodapés, refiz a parte elétrica e hidráulica, coloquei gesso no apto inteiro, móveis sob medida de empresa referência no setor, louças de banheiro bacanas, eletros de ultima geração e alguns supérfluos, como banheira estilo vitoriano. Enfim, não economizei e vivi muito bem nos últimos quatro anos, com minha esposa e minha filha.
Agora, família aumentando, resolvi adquirir um apartamento maior, num prédio mais bem equipado e novo (na mesma região). E ai surgiu à dúvida do que fazer com meu apartamento antigo. Não precisei me desfazer dele para comprar este novo apartamento, e também vejo valor nele (localização excelente). Contudo, pelo menos na minha cidade, o mercado de aluguel de alto padrão tem baixa procura (quem tem dinheiro possui seu próprio imóvel, quem não tem, aluga apartamentos mais simples).
Analisando por este prisma, fico numa sinuca de bico. Se eu colocar a venda, tudo que eu investi no imóvel será valorizado, mas estaria girando patrimônio e pagando todas as taxas e comissões que isto acarreta. Contudo, se eu colocar para locação, além da já citada baixa procura, tem o fato de que várias melhorias que fiz no imóvel não agregam valor ao aluguel (não é do perfil de quem aluga querer pagar mais para ter uma banheira ou um eletro moderno, por exemplo). Além disso, teria a questão da depreciação dos móveis e mobiliários, que certamente ocorrerá no decorrer do tempo.
Qual opinião da comunidade?