Data original: 08/07/2022
Data original: 18/02/2020
Gosto de pensar em tranquilidade financeira como algo sustentado por dois pilares, o do acúmulo de patrimônio e o do desenvolvimento pessoal. E acho que uma das grandes sacadas do site é, além do foco no acúmulo de patrimônio, ter começado a focar em desenvolvimento pessoal (além de outras questões como saúde, que englobam o termo #PAS).
Como muita gente sabe, sou servidor público. Quando decidi prestar concursos públicos eu ia na onda de todo mundo de dizer que SP dava estabilidade, era garantido, etc...
Há uns 3~5 anos meu foco era estudar pra concursos públicos melhores até que cansei e decidi iniciar uma jornada diferente estudando algo completamente diferente visando desenvolvimento pessoal e uma renda extra.
Em paralelo ao início dessa mudança de foco no desenvolvimento pessoal, conheci o site e vi como eu tava em perigo pensando que como servidor público eu tava garantido. Principalmente com as contas públicas piorando ano após ano, mas não quero que o foco do tópico seja política.
E, como muito servidor público aqui do site pode estar notando, o ambiente de trabalho está cada vez mais tomado por colegas comentando notícias e reclamando de perda de direitos. Até que hoje eu escutei de colegas uma notícia que não vou dar ibope a ela por aqui (e caso você saiba do que estou falando por favor evite comentar abaixo, não quero realmente dar ibope pra político) mas que se se concretizar vai reduzir o salário de muita gente, inclusive o meu em mais de 30%. Vi vários colegas preocupados, reclamando, falando em se aposentar e o escambau.
Tenho certeza que o meu eu de uns anos atrás estaria super preocupado também, talvez com um quadro de gastrite inclusive haha, mas o meu eu atual se sente relativamente indiferente. Claro que é ruim ter perda salarial, mas saber que eu me desenvolvi por mais de 2 anos e isso me torna capaz de segurar as pontas com a RE (que nem é tão grande assim mas está lá) e com a renda extra que já obtenho até conseguir uma realocação no mercado de trabalho dá uma paz danada.
Queria focar este tópico em servidores públicos porque já vi alguns aqui no site comentando que sentem dificuldades em ir lá e fazer, por conta das amarras legais ou por falta de um caminho definido, mas que mesmo assim estão focados em acumular o máximo de patrimônio possível. Por mais que o patrimônio acumulado seja grande, imagine perder boa parte da fonte de renda, a ponto de gastar mais do que o salário cobre e ir consumindo toda a RE enquanto procura uma nova realocação ou outra fonte de renda. Pode demorar anos. E é mais fácil um empregado no mercado privado se realocar do que um servidor público que nunca focou em desenvolvimento pessoal. Mas você empregado privado ou empreendedor, tanto faz, tem que se desenvolver também pra não passar sufoco em momentos ruins.
Então não esperem para ir lá e fazer. Tentem algo todo dia. Eu atirei pra 10 lados diferentes até me encontrar. Torço para que vocês que sentem essa dor consigam também.
E por favor, sem ataque a classes aqui. O foco do tópico é desenvolvimento pessoal.