Em todo chat eu leio, inclusive de assinantes do site, essa história de esperar o dólar cair para fazer seus envios o exterior. Obviamente, toda eu vez eu replico e informo que o investidor não vai conseguir acertar o momento do dólar barato e que isso faz muita pouca diferença.
Infelizmente mesmo com essa explicação o pessoal tende a não entender. Por essa razão eu resolvi fazer o estudo abaixo:
1- Situação
Aportes frequentes e iguais no valor de mil reais sempre no primeiro dia útil do mês.
2- Situação
Considerei que o investidor é um gênio do mercado de capitais e que conseguiu identificar todos os fundos do valor do dólar ao longo últimos anos. O total de aportes é igual ao da situação 1, porém os mesmos são acumulados para serem realizados apenas nas épocas que dólar alcança seu menor valor antes de voltar a subir.
3- Situação
Igual a primeira situação, porém com aportes com 500 reais a mais.
Conclusão:
Mesmo acertando todos os fundos do dólar, situação extremamente improvável para não dizer impossível, o investidor conseguiu um retorno superior de apenas 1.23% (53.95% x 52.72%) daqueles que investem mensalmente sem se preocupar com cotação do dólar. Inclusive com uma amostragem maior, a superioridade da situação 2 deve ser bem menor ou inexistente.
Aqueles que focaram em fazer envios maiores, apesar de ter tido um retorno percentual menor, teve um retorno nominal muito maior que o investidor "escolhido". No caso de 500 reais mensais a mais, o investidor teve um retorno nominal de 42.826,19 reais a mais que o investidor que acertou todos os fundos do dólar.
Amostra de Dados: 01/04/2015 até 30/12/2019
Fontes Utilizadas: MacroTrends, Banco Central, TradingView