15 FIES - financiamento universitário comentada em 25/02/2020 15:36 Assuntos Gerais Restian em 25/02/20 12:05 comentada em 25/02/2020 15:36 Prezados, fui orientar minha prima que acabou a faculdade de medicina e está pagando o FIES. A.divida é considerável e ela paga 2k por mês, devendo terminar de pagar em 2035. Ela estava me perguntando em que investir, eu disse que primeiro ela deveria pagar a dívida, expliquei o dano que os juros de dívida causam ao patrimônio. Fui verificar os extratos dela e o contrato e vi que os juros são 3.4% ao ano, juros simples, sendo inaplicável TR ou outros índices de correção. Me assustei, pois isso dá abaixo da inflação, ou seja, no longo prazo a inflação tende a "comer" a dívida. Como nunca tinha visto uma dívida que perde pra inflação não sei como orientá-la, meu psicológico manda pagar a dívida o quanto antes (nunca me endividei, antes de conhecer o bastter.com eu já sabia do poder destrutivo dos juros de dívida) mas meu lado de exatas manda orientá-la a levar pro longo prazo. Acho que essa dúvida tb deve afligir vários usuários novos do site que contrataram fies e estão se formando agora