Aos que tem filhos ou pretendem ter.
Numa madrugada dessas onde meu filho chorava e minha esposa e eu tentávamos acalmá-lo sem saber ao certo o motivo do choro, me veio à cabeça alguns pensamentos.
Na rotina do dia a dia em que temos muitas tarefas, quando chega a noite só queremos dormir para descansar, pois sabemos que no dia seguinte teremos outro leão para matar. Mas quando se tem filho algumas noites podem ser em claro, como diz a música da banda Titãs “o choro do nenê é estridente”, junta-se a isso seu corpo cansado do trabalho e da noite anterior também mal dormida e seu psicológico desaba.
Muitos casais entram em crise conjugal nessa fase, o desempenho no trabalho também pode cair, mas como acebei de dizer é só uma fase. Tenham paciência e tentem inverter a situação para se aproximar mais ainda do parceiro ajudando um ao outro nessa tarefa difícil, que com o tempo acaba se tornando prazerosa.
A questão aqui é que as crianças choram e se choram é porque algo está acontecendo com seu corpo, cólicas, gases, sono, fome, dente nascendo, pico de crescimento ou outro motivo qualquer que com o tempo os pais percebem só pelo tom do choro.
Tenha paciência e mantenha a calma nas madrugadas de tempestade, mesmo cansado mantenha a calma que vai passar.
Fugindo um pouco do assunto, mas não menos importante, acho que na era do computador na palma da mão, das redes sociais e trocas de mensagem, talvez falte um pouco de atenção e olho no olho dos nossos filhos, uma conversa para saber como foi na escolinha, uma chamada de atenção quando ver algo errado, enfim, acho que está faltando este contato entre pais e filhos.
Não sou médico, psicólogo, educador, professor, nada disso e também não sei se será útil para alguém, mas senti vontade de escrever sobre este assunto que parece algo insignificante mas que pode destruir um lar.