Galera, sou novo aqui, sei nem se estou postando no lugar adequado.
Bom, antes de assinar a bastter blue fiz muita sardinhagem e agora estou comprometido em saldar minhas dívidas.
São basicamente essas: saldo a vencer em cartão de crédito (nunca deixo de pagar a fatura total), financiamento de veículo (se encerra em novembro, sem juros) e financiamento imobiliário.
Minha dúvida é a respeito do financiamento imobiliário. O objeto da dívida é um bom imóvel, de excelente padrão. Devo ainda ~R$ 138 mil a serem pagos em ~12 anos. Comprei enquanto ainda era recém-casado e sem filhos e, apesar de se localizar em área nobre da cidade, o imóvel não me atende mais, exatamente por essa localização. Aluguei este apartamento e fui morar em outro, pagando ainda um pequeno excedente pelos custos deste último.
Pensei em vender, me livrar de todas as dívidas e investir o valor que conseguir da venda, continuando a morar de aluguel onde estou. Porém, o mercado imobiliário na minha cidade ainda não se aqueceu como gostaria. Agravado pelo fato que meus inquilinos entregaram o apartamento recentemente.
Entretanto, tendo em vista a questão do giro de patrimônio e os custos que me gerariam (taxas e impostos), e por não conseguir vender tão fácil, pensei em manter o apartamento alugado, já que o aluguel sobre a prestação do apartamento e me deixaria no 0x0, por assim dizer, fazendo uma reserva para cobrir os custos na vacância, e depois ir amortizando o financiamento.
Quitado o apartamento, passaria a investir o valor de amortização para a compra de um segundo no local em que resido.
Ainda existe a alternativa de utilizar o apartamento como entrada no que resido e isso implicaria aumentar o saldo devedor, porém, me deixaria mais tranquilo para amortizar esse financiamento, sem pensar na vacância de aluguel. Sei que isso é muito sardinha, mas eu economizaria com mudança e acho que consigo barganhar o preço e ganharia um bom desconto no preço do m².
Mas, entre a venda e o aluguel do apartamento, qual melhor opção?