Pessoal, bom dia.
Peço ajuda com o seguinte erro que fiz:
Um dos FIIs que eu investia teve anúncio de que será dissolvido, e resolvi sair a mercado para não ter rolo com IR. No mês de janeiro/2020 fiz 2 operações de venda de cotas deste FII que eu tinha.
Fiz uma planilha para calcular o valor do DARF a pagar das duas operações, gerei um DARF para cada uma e paguei por internet banking (montei planilha pois houve recolhimento de IR na fonte no ato das vendas).
Porém, após pagar, estranhei a diferença entre os 2 DARFs e vi que fiz um erro de cálculo. Em um dos dois DARFs, nos custos da venda, coloquei R$74,00 de emolumentos em vez de R$0,74.
Hoje é o último dia para pagamento do imposto sobre este ganho de capital, e vi que o processo de corrigir DARF de quem não tem certificado digital é bastante burocrático (envolve ir a um posto da RF). E vi também que a diferença entre o valor que deveria ter pago e o que paguei é de R$14,65.
Vejo dois caminhos possíveis a seguir, e pergunto qual seria o melhor:
1- Fazer toda burocracia do REDARF, agendar comparecimento no posto da RF (que invariavelmente vai me fazer me ausentar de trabalho e etc.
2- Gerar uma DARF do valor que paguei a menos e pagar ainda hoje, assim estaria quite com o valor dos impostos.
Foi a primeira vez que em 3 anos de RV fiz alguma venda, infelizmente pq fui forçado.
@Buy_and_hold64 mereço tomar uma voadora sua.
Obrigado,