Aprender a programar já se mostrou útil pra mim no âmbito profissional em diversos aspectos. Desde criar programas pra automatizar tarefas repetitivas, disponibilizar esses programas na web para escalar a possibilidade de uso como também melhora no raciocínio lógico.
Comecei a mexer mais com frameworks web e com isso precisei aprender mais sobre uma parte importante que é a parte do banco de dados. E pra isso fiz um curso que inclusive já recomendei aqui de modelagem de dados.
Entender como um banco de dados funciona é bastante útil inclusive pra quem nem pretende programar na vida mas mexe muito com planilhas de Excel (ou LibreOffice ou FreeOffice, etc).
Não era muito de trabalhar com planilhas mas houve uma mudança no meu trabalho e tou tendo que mexer mais com elas e hoje me peguei preenchendo uma planilha e repetindo um vício que eu tinha antigamente que era de preencher uma célula com dois dados distintos, desobedecendo regras básicas de normalização de dados.
Daí aquela pulga atrás da orelha de programador apareceu, aquela sensação de code smells (ou sheet smells haha), que, pra quem não conhece, é quando a gente escreve um código de qualquer jeito só pra fazer funcionar e depois gasta o dobro do tempo tendo que ajeitar ou adequando às boas práticas. Ou seja, aquela sensação de que o que tou escrevendo tá cheirando mal.
Lembrei do curso de modelagem e adequei a planilha de uma forma bem mais organizada.
Então, trabalha com Excel, com planilhas, e não sabe o que é modelagem de dados? Acho interessante aprender para poder facilitar seu trabalho.
Segue link do curso novamente pra quem não viu a recomendação em tópicos anteriores.