"A Apollo 13 foi projetada para ser a terceira espaçonave a pousar na Lua quando foi lançada do Centro Espacial Kennedy em 11 de abril de 1970.
Se você assistiu ao filme de Tom Hanks, sabe que a espaçonave nunca completou sua missão de pousar na lua. Dois dias depois da missão, houve um problema com os tanques de oxigênio. A tripulação foi forçada a orbitar a lua e a voar para casa sem nunca pisar nela.
Jack Swigert foi o principal piloto dessa missão. Depois de voltar para casa, Swigert comentou depois: “Ninguém pensou que a espaçonave perderia duas células de combustível e dois tanques de oxigênio. Isso não poderia acontecer. Se alguém tivesse jogado isso contra nós no simulador, teríamos dito: 'Vamos lá, você não está sendo realista'. ”
Apesar de anos e anos de treinamento, a missão deles lançou à equipe uma bola curva que eles não podiam ver chegando.
Como Carl Richards gosta de dizer, "o risco é o que resta depois que você pensa que já pensou em tudo".
E assim acontece com o mercado de ações.
[...]
Não é uma ótima semana para ações. Desde que atingiu os máximos de todos os tempos na última quarta-feira, o S&P agora caiu 13% rapidamente e com eficiência. Foi uma mudança extrema no mercado que não vemos com muita frequência. De fato, foram lançadas muitas estatísticas precedidas por: "Isso não aconteceu desde ..." ou "Esta é a primeira vez ..."
Essa é uma das coisas com as quais você deve se acostumar no mercado de ações - as surpresas acontecem com mais frequência do que a maioria dos investidores espera. E os riscos tendem a vir de lugares inesperados.
[...]
A maior volatilidade no mercado de ações tende a se traduzir em maior volatilidade emocional. E assumir posições extremas no seu portfólio é o equivalente a adicionar o Red Bull a todas as suas bebidas no bar. 1
Algumas pessoas podem lidar com a montanha-russa emocional que está entrando ou saindo completamente dos mercados? Eu suponho que sim.
Mas, eventualmente, suas emoções ou o Sr. Market obterão o melhor de você. Ninguém é bom o suficiente para colocar continuamente todas as suas fichas no pote ou desistir de todas as mãos.
A diversificação é uma coisa maravilhosa porque (em teoria) deve ajudá-lo a obter um determinado nível de retorno em um nível mais baixo de risco (ou volatilidade nesse construto).
Mas diversificação não se resume apenas à construção de portfólio. De fato, para a maioria dos investidores, a diversificação tem pouco a ver com a teoria moderna do portfólio.
A diversificação é uma forma de gerenciamento de riscos no processo de tomada de decisão sobre investimentos. Ajuda você a viver para ver outro dia nos mercados. Nunca é muito quente ou muito frio.
E a diversificação pode ajudar a evitar o pânico. Quando os mercados vão ao extremo, como costumam fazer, manter posições extremas no seu portfólio é uma receita para o desastre.
Alguns investidores vão entrar em pânico, não importa qual seja seu posicionamento nos mercados. Se ninguém entrasse em pânico, não estaríamos nessas situações em primeiro lugar.
A diversificação - por classe de ativos, região e estratégia - é de longe uma das formas mais úteis de gerenciamento de pânico em que consigo pensar.
Enquanto as ações subiram nesta semana, os títulos fizeram seu trabalho, fornecendo estabilização em um mercado em queda. Os títulos atenuam a volatilidade do portfólio, mas também proporcionam alívio de pânico.
Algumas pessoas nascem com a mão firme, enquanto outras precisam ser treinadas para evitar pânico durante os períodos de maior estresse.
Durante a década de 1960, quando os Estados Unidos estavam em uma batalha acirrada com os russos para pousar o primeiro homem na Lua, eles treinaram seus astronautas em uma habilidade mais do que qualquer outra - a arte de não entrar em pânico.
"
The Art of Not Panicking - A Wealth of Common Sense