Data original: 29/02/2020
Eu falo isso algumas vezes mas acho que o pessoal acaba não assimilando. Por isso resolvi criar esse tópico.
Primeira coisa que o investidor precisa entender são alíquotas de impostos aplicadas ao rendimentos no exterior:

Observando esses valores, nota-se que é necessário receber mais de 1900 reais mensalmente para que haja qualquer tipo de cobrança.
Se consideramos o dólar a 4 reais e um dividend yield da carteira de 0,4% ao mês, estaríamos falando de carteiras com mais de 100 mil dólares.
Porém, caso o investidor tenha ações em países que permite compensar os impostos retidos(ex: EUA) , alem dos valores recebidos e necessário considerar os impostos retidos no exterior.
------------------------------------------------------------------
Ex1:
Tenho uma carteira muito grande e recebo 7 mil reais mensais de dividendos.
Calculo do imposto sem considerar os impostos retidos:
(7000 x 0,275) - 869.36 = 1055,67 reais de imposto a pagar
Como invisto no EUA e minha carteira só tem empresas americanas, meus dividendos foram taxados em 30% e eu posso compensar isso
Calculo do imposto considerando os impostos retidos:
1055,67 - (7000 x 0,30) = 1055,67 - 2100 = -1044,33
Ou seja, mesmo nessa situação não teria que recolher imposto a pagar pelo carne-leao
------------------------------------------------------------------
Então significa que a chance é zero?
Não, pois tem empresas de alguns países que não tem recolhimento de impostos sobre os dividendos nos EUA ou tem com uma alíquota menor.
Os dividendos das empresas do Reino Unido por exemplo não são taxados nos EUA e se vc tiver uma carteira grande com a maior parte sendo de empresa de lá vc vai ter que pagar impostos.
------------------------------------------------------------------
Ex2:
Tenho uma carteira muito grande e recebo 7 mil reais mensais de dividendos.
Calculo do imposto sem considerar os impostos retidos:
(7000 x 0,275) - 869.36 = 1055,67 reais de imposto a pagar
Como invisto nos EUA eu posso compensar isso. Porém 70% dos dividendos que recebi vieram de empresas do Reino Unido e 30% dos EUA
Calculo do imposto considerando os impostos retidos:
1055,67 - (7000 x 0,3 x 0,,30) = 1055,67 - 630 = 425,67
Nessa situação o investidor teria que recolher impostos pelo carne-leao
------------------------------------------------------------------
Conclusão:
Para ter que recolher impostos pelo carne-leao precisa de duas coisas SIMULTANEAMENTE.:
1- Ter uma carteira grande ao ponto de receber valores acima da faixa de isenção
2- Ter a carteira composto majoritariamente por empresas que seus dividendos tem uma taxação menor que alíquota devida.
São duas coisas difíceis de acontecer pois são valores altos e normalmente as pessoas tem mais empresas com alíquota maior que a devida.
Preciso me preocupar com isso e fazer todos os meses esses cálculos ?
Não, o BS tem a ferramenta que calcula justamente isso. Basta olhar e ve se vai precisar ou não pagar impostos.