- Pedir para RODATNOC fazer a declaração é prático mas não é #pas. Você é a única pessoa responsável pela declaração, se tiver qualquer erro vc será responsabilizado.
#PAS é entender as regras da receita de federal e ter a capacidade de conseguir declarar sozinho. #PAS também é usar BS que já entrega tudo mastigado, precisando apenas checar se os valores batem com os informes.
- Não estudar nada e apenas seguir os outros é prático mas não é #pas. Vc não sabe o que os outros estão fazendo e eles não vão perder o tempo deles contando a verdade. Ou vc aprende ou fica perdido.
#PAS é estudar ao ponto de conseguir criar os próprios critérios. #PAS também é usar o modo #PAS e o filtro do mesmo para não perder tempo com a maioria dos lixos.
- Abrir conta em corretoras no exterior com envio por um única instituição financeira ou comprar BDR/ ETF com lastro em ativos no exterior é prático mas não é #pas. Você perde a liberdade de escolher a instituição financeira que vc quer utilizar, ficando a merce de uma única instituição financeira seus preços e regras ou seus ativos ficam no Brasil a mercê do ONREVOG brasileiro.
#PAS é ter conta no exterior em corretora que não tem qualquer tipo de limitação, enviar dinheiro pela instituição financeira que vc escolher, podendo mudar a qualquer momento.
- Comprar ETF, previdência privada e outros fundos é prático mas não é #pas. Você tem um distanciamento e pouca compreensão do que esta comprando. Essa situação facilita a venda no fundo e/ou a escolha de péssimos investimentos.
#PAS é estudar e escolher aqueles ativos que atendem seus critérios, inclusive determinando a quantidade de ativos que terá na carteira bem como quanto cada um vai representar.
Etc....
#PAS não é dane-se para tudo e sim dane-se para as coisas que de fato não devemos perder tempo. Algumas vezes será necessário um maior esforço e trabalho justamente para ter #PAS.
Vamos ter bom senso pessoal!