Não sei se esse é o melhor local para fazer tal pergunta. Agradeço sugestões de foristas dentistas ou que ja tiveram problemas semelhantes.
Vamos lá, situação:
Estou com um dente numa situação ruim, ele estava fragilizado faz um tempo, sempre que eu comia carne entrava mais comida que o normal na gengiva e eu limpava com fio dental, mas ele quebrou um pouco antes do natal e finalmente fui no dentista entender o que ocorre com ele.
A dentista disse que precisava colocar uma coroa, mas no raio x viu que o canal não estava 100% tratado (não sei o termo técnico correto), antes de fazer a coroa. Ela recomendou um retratamento de canal com microscópio, algo que ela não faz.
Fui num dentista muito bom, de Ipanema, deve ser um dos melhores do RJ haha. Uma das poucas clínicas que achei que faz tratamento com microscópio. Essa clínica faz tudo no particular e tudo relativamente caro, mas queria opinião deles.
Depois de dois raio x e uma tomografia, me chamaram la hoje só para falar os possíveis caminhos de tratamento.
Essa outra dentista me sugeriu eu tentar fazer o retratamento com microscópio. Mas nesse procedimento, tem 80% de chance de não conseguirem fazer tudo corretamente e então talvez eu tenha que fazer uma outra microcirurgia para cortar uma raíz.
Se tudo isso ocorrer bem, tem que colocar coroa e vida que segue por enquanto, mas em uns 5-6 anos eu terei que retirar o dente e por um implante.
Talvez nesse primeiro retratamento, elas ja vejam que meu dente não tem solução e ja partam para a extração.
Ela falou que sugere fortemente que eu não pense em economizar agora e não tente fazer o tratamento pois sou muito jovem (~26 anos), não tenho muito osso ainda ali na região e seria um implante "complicado porém possível". Ao fazer todo esse processo, por agora, mesmo que tenha que cortar uma raíz e tenha que fazer a extração daqui 5 anos, eu ja terei mais osso ali e o implante então será mais fácil.
O negócio é: o primeiro tratamento + a possível segunda cirurgia não são valores pequenos. O custo disso cabe tranquilo na minha RE, eu ficaria um ou dois meses sem aportar, no máximo.
Minha dúvida é para os dentistas e conhecidos de plantão, que não tem o óbvio conflito de interessa que a dentista que me atende tem na situação, o que vocês recomendam?
Tentar fazer todo esse processo de retratamento + possível cirurgia, para daqui 5 anos ter que retirar o dente de qualquer maneira?
Outra coisa, ela disse que a região ali está levemente infeccionada. A outra dentista (que fui inicialmente), é bem boa e atende pelo plano. Se eu fosse fazer a extração logo de cara, iria com ela. Veem algum problema nisso? Ou é algo bem complexo e melhor eu pagar muito caro em alguém teoricamente melhor?
A dentista mais cara fez um orçamento para a extração comigo e ficaria mais de 10 mil para fazer o implante, isso aí eu realmente não estou confortável em pagar, por isso se eu fosse seguir o caminho do implante prefiro fazer com a dentista do plano.
Resumindo: vale a pena eu gastar um valor de dois aportes num procedimento que pode dar errado (eu ter que tirar o dente mesmo assim) e ainda que daqui 5 anos eu vou ter que retirar o dente de qualquer maneira?
Vale a pena eu gastar 5 aportes ou mais para fazer o implante num lugar top? Ou de boa eu fazer com a dentista do plano, que eu também confio?
É verdade isso que ela fala que não é fácil colocar um implante com 26 anos?
Devo fazer esse sacrifício financeiro para salvar um dente?
O dente com problema é o "dente 26".
Obrigado.
Me desculpem se ficou confuso :D