Como muitos aqui, estou fazendo minha primeira postagem nesta comunidade com o intuito de agradecer.
Comecei a estudar investimentos em 2015-2016, infelizmente, não aqui.
Na renda variável, comecei a “estudar” “Análise Técnica” e fazer trade de ações. Acertei algumas operações, levei ferro em muitas, mas seguia firme na sardinhice e já estava dando dicas aos amigos (é, a coisa estava ficando feia). No final de 2019 estava me preparando para começar com drogas pesadas: fazer trade no tesouro direto e queria começar a fazer operações com opções.
Fazendo busca por livros sobre investimento (?) em Opções na Amazon, não sei o porquê, mas fui direcionado para o livro “Filosofia Bastter.com”. Comecei a ler achando que teria material sobre opções. Mas aquela leitura foi abrindo meus olhos e eu fui me vendo em todos os exemplos de possibilidade de fracasso financeiro e pessoal. Li o livro todo no mesmo dia e comecei a acessar o site (já tinha um cadastro antigo nem sei por que). Li o roteiro do iniciante e decidi fazer a assinatura.
Posso dizer, com certeza, que em 3 meses minha cabeça é outra. Ainda tenho uma sardinha gigante em mim, mas estou aprendendo a lidar com ela. Dívida nunca tive, mas tive (ainda tenho) muitas porcarias (fundos, etfs, escolhia Fiis somente pelo DY...). Agora estou saneando minha carteira e seguindo o BS nos meus aportes. Me libertei ontem de mais um Bullshit: a preocupação com custos de corretagem. Sou correntista do BB e, fugindo dos R$20 de corretagem, tenho conta em 4 corretoras diferentes. Era um tal de TED prá lá e prá cá... Ontem, o dia do meu aporte mensal, fiz a compra de 2 ativos na corretora do BB. Me dei conta de que, em 20 anos (estabelecendo um longo prazo definido) meus custos de corretagem representariam, no máximo, 0,1% no montante total (a sardinha dentro de mim me fez fazer uma planilha com esse estudo). E, estando tudo na corretora do bancão, teria todas as vantagens citadas nos FAQ que tratam sobre isso aqui na Bastter.com.
Sei que ainda falta muito para deixar de ser sardinha (se é que conseguirei um dia). Estou lutando contra minha burrice diariamente.
Retomei minhas corridas matinais, estou fazendo um curso de inglês e estou focando mais no meu trabalho e na minha qualidade de vida em casa.
Por isso, só tenho a agradecer à comunidade e, especialmente, ao Bastter por se dedicar tanto por nós. Agradeço a toda equipe de moderadores. Vocês estão mudando minha vida e, tenho certeza, de muitas outras pessoas com o trabalho de vocês!