Há 3 meses minha esposa e eu travamos uma batalha contra um tumor que um dos nossos cachorros desenvolveu. Esta batalha finalmente se encerrou anteontem. Era nosso Akita chamado Ozzy, já no alto de seus 10 anos. Tumor super agressivo (hemangiossarcoma) em região lombar.
Foi operado no início de Dezembro para retirada deste tecido tumoral. Cicatrização muito demorada acabou complicando e a ferida começou a se fechar por segunda intenção, permanecendo um pequeno furinho, que sangrava de vez em quando.
Akitas sabidamente tem contagem baixa de plaquetas e, não incomum, disfunção plaquetária associada, o que faz com que as plaquetas não desempenhem sua principal função com competência.
Logo após a intervenção cirúrgica, ficou 7 dias internado por ter tido hemorragia maciça durante a cirurgia. Veio pra casa, onde ficou até duas semanas atrás. Em casa, teve dois episódios de sangramento abrupto de enorme quantidade, incoagulável.
No primeiro sangramento, quase não consegui salvá-lo, pois ele sangrou na parte debaixo da casa (moramos em um sobradinho bem simples) e não vi. Só se que quando desci, a sala parecia um local que havia presenciado uma carneficina, de tanto sangue espalhado no chão e nas paredes.
Peguei ele quase desfalecido na garagem e trouxe pra dentro. Comprimi a ferida enquanto ligava para minha esposa retornar de seu trabalho. Fiquei 1 hora sentado ao lado dele até ela chegar. Levamos à clínica veterinária e lá ele permaneceu por mais doze dias. Recebeu transfusão de sangue, plaquetas, medicações, etc. Sua saúde se deteriorou bastante durante esse tempo.
Conseguimos trazê-lo de volta pra casa, onde ficou por dois dias, quando teve mais um episódio de sangramento maciço. Desta vez levamos imediatamente à clínica e diretamente para nova cirurgia.
Durante a cirurgia, o médico veterinário interrompeu o procedimento para nos avisar que o tumor havia recidivado de forma rápida e com grande volume, com acometimento de coluna vertebral e várias ramificações nervosas em torno dele. Ou seja, tinhamos que autorizar sua eutanásia, pois na melhor das hipóteses, viveria no máximo um mês e nunca mais pararia de sangrar.
Autorizamos sua ida ao paraíso dos animais da forma mais suave e indolor que pudemos proporcionar ao nosso dog de estimação, mas a dor é inexplicável.
A conta da clínica beirou os 20 mil Reais. Foram vários procedimentos, vários dias de UTI, transfusões, infusões, cuidados extra, alimentação parenteral, etc.
Não quero nem desejo que nenhum animal venha a sofrer, mas se acontecer, dê um final digno ao seu amigo, proporcionando um conforto em sua reta final. Isso me trouxe muita #PAS e conforto para a alma.
Inclusive, ressalto a importância da reserva de emergência. Teria usado 6 RE pra ter ele de volta se pudesse....
Pagamos a conta e ainda fizemos uma doação de ração, medicamentos e alguns materiais que a clínica precisava. #PAS, muita #PAS.
Pra vocês saberem quem era o Ozzy, aqui vai um selo que fiz com uma foto dele, num momento que ele estava com muita #PAS!
Desculpem o desabafo. Abraços à todos.