Bem, to fazendo um up no computador e li vários tópicos aqui a respeito, inclusive várias postagens do @celtiberian foram muito úteis.
Meu computador é um daqueles ALL IN ONE da Dell. Pelo que pesquisei no site do fabricante, há uma entrada M.2 onde poderia instalar o SSD e deixaria o original como segundo HD pra backup.
Minha dúvida específica é sobre a diferença de protocolos SATA e NMVE.
Primeiro eu não consigo identificar de jeito nenhum qual é compatível com o meu computador. Procurei no manual, pesquisei em Inglês e nada. A referência da placa mãe dele é DELL LGA 1150 0f96c8 chipset intel.
Segundo, vi que há muito pouca diferença de velocidade entre um e outro no que diz respeito a inicialização de sistema e programas, que a diferença mais gritante seria ao trabalhar com grandes arquivos (vídeo, por exemplo). Além disso o NMVE esquentaria bem mais, o que é um problema dado que o ALL IN ONE é um computador com refrigeração bem precária.
Em suma: 1. como eu me certifico que minha placa tem de fato uma entrada? M.2; 2. como eu descubro qual protocolo suporta?; 3. aceitando NMVE, seria vantagem sobre um SSD SATA, tendo em vista o fato de ser mais caro esquentar mais?
Se não conseguir a resposta, vou tentar entrar em contato com o fabricante na segunda.