Meus amigos, para desanuviar um pouco do dia de hoje, quero pedir a opinião de vocês sobre nossa "carreira" de esportista...
Acho que pra mim está muito claro que é muito importante (ao menos para mim) fazer um esporte de competição (seja competindo com os outros, tipo luta, tênis, etc) ou contra você mesmo (endurance em geral).
O que ainda não sei ao certo, ou ao menos não tenho uma resposta precisa (e imutável), é se vale a pena colocar objetivos ambiciosos na prática desse esporte. Digamos que uma pessoa corra maratonas, pra mim está claro que idealmente essa pessoa precisa buscar treinar para evoluir a cada prova, focando em trazer resultados melhores. Nem sempre será possível, mas a ideia é essa: fazer o melhor possível, sempre.
Mas e estabelecer objetivos e limites mais ambiciosos de médio e longo prazo? Vocês acham que isso ajuda, dá ganas, faz o camarada se esforçar pra seguir melhorando, ou isso acaba tirando a #pas, deixando você frustrado, ansioso, mirando muito no ORUTUF e sem viver o dia de hoje?
Tendo a achar que nem todo mundo sabe lidar com objetivos de longo prazo. Eu mesmo tenho dificuldade. Pra mim, é análogo a investir de olho em ter um patrimônio X em determinado momento (em oposição ao "foca no processo, e não no resultado"). Mas ao mesmo tempo eu sei que quando treinei com pessoas melhores do que eu, com objetivos mais agressivos, e coloquei como meta pra mim estar no nível delas, evoluí muito.
Hoje eu quero conseguir o índice para a maratona de Boston. Estou há 4 provas diminuindo o "gap" entre minha melhor marca e o índice, mas eu realmente não sei se é sadio seguir correndo atrás desse objetivo, e não "focando no processo", tentando apenas melhorar - o resultado aí seria consequência...