Aproveitando a onda de histeria e de mais tópicos educativos do que o normal, tive um insight (e foi tomando banho hahahah mas não foi pensando no @oxe) este final de semana que achei interessante transformar em tópico aqui no site.
Parece ser um caminho comum pra muita gente aqui, ao descobrir o site, ficar deslumbrado ao ver que o retorno potencial das ações é muito maior que o retorno potencial da renda fixa, e começar a achar que investir em ações é uma maravilha, que vai multiplicar o patrimônio infinitas vezes, que tem que dar all in em ações mesmo e que renda fixa não serve pra nada. Aí começa a montar carteira no BS e deixa lá 90% em ações e 10% em renda fixa ou até 100% em ações e stocks.
Isso por si só já é sardinhice e momentos como o atual nos mostram o motivo. Muitas pessoas que se dizem ou se acham seguras começam a ficar preocupadas e essa preocupação é diretamente proporcional ao percentual em RV na carteira.
Mas o foco do tópico é uma sardinhice que eu pensei em fazer quando entrei. Quando entrei não conseguia aportar muito da minha renda mensal e depois que me mudei de residência isso só diminuiu mais e mais. Daí pensei "é só eu deixar minha carteira bem concentrada em RV que vou driblar essa questão do aporte mais baixo no longo prazo". E numa das primeiras montagens do BS ficou lá 80% - 90% em ações.
Aí junta duas sardinhices que é a carteira muito concentrada em RV sem saber o que tá fazendo e focar em rentabilidade de carteira e não no aporte.
Ou seja, eu troquei os papéis de cada um. Fiz com que o papel do aporte, que é o de crescer o bolo, fosse jogado para a carteira concentrando quase tudo em RV, já que acabamos aprendendo que RV pode trazer um retorno potencial maior que RF.
Se tivesse permanecido com esses percentuais, se não tivesse estudado mais e se não tivesse parado de aportar por motivos de gastos mensais elevados, poderia ter uma carteira 80-90% concentrada em RV e num dia como o de hoje estar soltando as pelancas.
Quando comecei a focar mais em desenvolvimento pessoal e em crescer meus aportes, vi a importância da RF como conforto psicológico e vi como bolsa é pra ser só uma parte pequena de nossas vidas.
Então, você pode focar em uma das duas coisas: na bolsa ou na sua vida. Se seu foco for na bolsa, dias como o de hoje serão um martírio pra você. Se seu foco for na sua vida, no seu desenvolvimento pessoal e profissional e na sua família, dias como o de hoje podem até te assustar mas fica mais fácil colocar a cabeça no lugar de novo.
O que cresce patrimônio é aporte e tempo, não carteira concentrada em RV sem aporte e tempo.
O importante é manter o foco no alvo certo.