Para quem acompanhou, esses são os primeiros resultados de algumas coisas que foram discutidas em um tópico anterior:
Ajudando a divulgar o consultório da esposa - #VAILÁEFAZ! - Bastter.comSó para dar uma introdução rápida: minha esposa inaugurou um consultório no início do ano e a gente tinha muita dúvida à respeito de como fazer a divulgação. No tópico que eu coloquei foram dadas muitas ideias valiosas.
A inauguração propriamente dita foi na primeira semana do ano e durantes os meses de janeiro e fevereiro não apareceu nenhum paciente. Apesar da apreensão que rolou, a gente aproveitou para cuidar da parte "digital" do negócio. Criação de uma conta no Instagram, um website próprio e o cadastro no Google Meu Negócio.
Início do mês março, passou o carnaval e as coisas começaram a andar. O cadastro no "Google Meu Negócio" finalmente foi validado (eles mandam um cartão postal com o código de validação e demorou mais de um mês para ele chegar) e a gente começou a promover algumas coisas via Instagram e Google Ads.
Até o momento minha esposa foi procurada por 7 pessoas: 2 delas "deram o bolo" e as outras 5 parecem que vão continuar. Todas elas encontraram minha esposa pela Internet.
Dos meios de divulgação que utilizamos ficam minhas primeiras impressões:
Google Meu Negócio:
Disparado o mais eficaz até agora. TODAS as pessoas que procuraram minha esposa moram próximas ao consultório e fizeram uma busca por profissionais nas proximidades.
Google Ads:
Nós pagamos um valor baixo para ver como funciona. Basicamente dirigimos os anúncios para a cidade que moramos. A própria ferramenta do Google está indicando que o número de cliques no anúncio está baixo em relação as palavras-chave que usamos. Eu estou tentando fazer alguns ajustes para ver o que dá os melhores resultados.
Instagram:
Promovemos um post focado para os alunos de uma universidade próxima do consultório da minha esposa. O post em si teve centenas de curtidas mas menos de 5% das pessoas que curtiram viraram seguidores. Não sei se esse número está na média mas pode ser algo a tentar melhorar no ORUTUF.
Facebook:
A experiência negativa da história...
Para poder promover os posts do Instagram minha esposa precisava de uma conta no Facebook.
Criamos um perfil profissional "Psicóloga Fulana de Tal" com a mesma foto do site. Em menos de 48 horas a gente recebeu mais de 400 pedidos de amizade, a maioria de homens.
Quando começamos a aceitar os primeiros pedidos descobrimos que era uma galera querendo usar o Facebook como Tinder e atirando pra todos os lados. Apareceu todo tipo de maluco querendo "chavecar" minha esposa, desde gente com foto de Anime até foto com a família, abraçado à esposa e filhos.
Só conseguimos parar a enxurrada de pedidos de amizade depois de limitar nas opções de privacidade e tirar a foto do perfil dela. Por conta dessa experiência negativa a gente achou melhor não veicular nada no Facebook.
Doctoralia:
Fizemos o cadastro lá. Basicamente se vc não pagar, seu nome fica lá no final da lista de profissionais e não aparecem um monte de informações úteis.
-
São só as primeiras impressões e ainda acho que temos muito para aprimorar. Realmente aquela velha história de entregar um cartão de visitas parece que está ultrapassada.
Estamos bem satisfeitos até agora. Fazer os posts no Instagram e escrever no Blog do site têm ajudado a manter minha esposa motivada.
Eu trabalho com desenvolvimento de software mas toda essa área de marketing digital era alienígena pra mim. Estou aprendendo algumas coisas bem interessantes.
Daqui a alguns meses eu volto para dar mais feedback. Abcs!