O título é chamativo para que eu possa compartilhar com muitas pessoas a forma como eu estou encarando esse momento, o que reflete minha opinião pessoal, que considero válida:
- Esqueçam investimentos, tudo o que for relacionado a isso. Se quiser aportar, ok, mas nada além disso.
- O que tinha que ser feito foi feito até aqui. Se você seguiu a filosofia, diversificou, ótimo. Quem não o fez, não é agora que vai poder reagir.
- Focar agora em bolsa e etc, é focar na questão errada. Não importa a queda da bolsa, mas o fato é que a economia será afetada, já está sendo. Vai ter mais gente falindo do que gente morrendo nessa pandemia, e isso é inevitável. E sendo assim, é muito mais importante agora focar em fazer o seu trabalho e cuidar da sua família da melhor maneira que for possível, do que ficar se estressando com aquilo que está totalmente fora do seu controle.
Esqueça seus investimentos, não faça nenhum movimento, deixe tudo lá intocado, quieto, pois caso contrário, isso só vai servir para te estressar e tirar o foco do que realmente importa.
Cuide de si, cuidem dos seus, o importante é passar por esse momento com o mínimo de dano possível. E dano de verdade não é dano ao patrimônio, pois esse só ocorrerá se você agir. Se conseguir passar por essa pandemia a salvo, com sua família bem, é tudo o que deve lhe importar. Depois disso, cedo ou tarde seus investimentos voltarão ao normal. E que leve o tempo que for. Você vai continuar com o plano, aportando, melhorando como pessoa. Mas para isso, precisa estar vivo, saudável, e isso sim é a única coisa que realmente importa.