Fala pessoal , blz?
Aproveitando essa semana que os trabalhos estão reduzidos, gostaria de pedir a ajuda de vcs, quanto a um dos meus negócios, que não vai bem
Vou tentar contextualizar o mais breve possível, para o texto não ficar muito longo, mas vai ser um pouco difícil sem citar a marca, ou colocar fotos
Bom, vamos lá
Eu tenho 2 negócios no ramo de refeição
O primeiro vai bem,(tirando essa pandemia), já estou há um ano e meio. É uma lanchonete estilo fast food, no modelo de franquia, os produtos tem qualidade, mas não possuem muito diferencial competitivo, os concorrentes vendem o msm produto, a lucratividade se dá pelo alto fluxo de pessoas do local, e da alta demanda.
O problema é o segundo negócio, o food truck, esse começou antes que a lanchonete, tentei em vários lugares, fechei, comecei com a lanchonete, e agora esse ano retomei com o truck
Nesse truck, eu criei tudo, o produto a marca, procedimentos, etc.. sempre fui estudando marketing , gerencia , aprendendo com os erros e superando-os
E a situação em que está é que : os clientes gostam muito do produto, entendem o diferencial da marca, voltam a consumir, tem alguns que até pedem panfleto pra divulgar para os colegas, mas não consigo formar uma clientela suficiente
Contextualizando mais um pouco:
Pontos fortes:
1 - O produto, açaí, tenho uma receita própria , natural, é bem diferente desses sorvetes de açaí que encontramos no mercado e restaurantes (o cliente gosta do sabor, e fica consciente do diferencial)
2 - Dá bastante trabalho fazer, mas o tempo de entrega é bem rápido
3 - Preço é o mesmo da média de mercado
4 - O marketing é ousado, divertido, a marca é bem personificada e tem nome bem diferente do seguimento, e gruda na cabeça . Os copos, design, publicações, são bem bonitos e pensados nos mínimos detalhes.
5 - Fica em uma avenida bem movimentada
Pontos fracos:
1 - Monoproduto e variedade de adicionais reduzida, sei da dificuldade que é trabalhar com monoproduto , porém vi outros pequenos negócios que começaram assim e prosperaram, quando partiram para loja física, aumentaram seu cardápio.
A ideia inicial era ter os produtos mais pedidos, na melhor qualidade/diferencial
Tenho muitas ideias para implementar, mas não tenho espaço, pretendo um dia passar para quiosque/loja física para melhorar esse ponto.
2 - Espaço físico, por ser truck, fico à mercê do tempo, sol chuva etc, não é um ambiente tão aconchegante quanto uma loja, mas também , tem custos menores.
O que eu tentei para captar mais clientes :
Quase tudo lkkkk
Fiz promoções tradicionais ,estilo curte e compartilha (não gosto muito disso, pois não gera involvimento)
Fiz promoções não tradicionais, em que a pessoa tinha que fazer algo para ganhar o açaí
Post impulsionado, direcionado , facebook e instagram
Panfletagem
Ifood
Ambientação do truck, coloquei leds profissionais, cadeira de praia, grama sintética, ficou bem bonito.
Mas nada disso parece ter resultado, e fazer o cliente ter o primeiro contato com a marca
Tem mais coisa, mas se precisar eu coloco nos comentários
Agradeço já pela comunidade, aprendi bastante aqui
E cada vez mais, vejo que melhorar o trabalho, é muito mais eficiente e pode ir muito mais longe que tentar ficar ganhando 1% a mais ou a menos em rentabilidade
Ajuda eu poww
Vlw