Como já virou até tema de selo, seguir a filosofia em tempos de calmaria é fácil. Difícil é manter a aderência ao plano quando tudo parece ruir.
Mas quem tenta, a cada dia, seguir um pouco mais a filosofia chega a situações como a atual de uma forma muito melhor.
Em um cenário de pânico potencial, com muita gente querendo brigar no supermercado por eventual desabastecimento, você tem lá a sua reserva de valor, formada do jeito que você entender melhor, que vai garantir que a sua família tenha os meios mais básicos de subsistência.
Se o seu trabalho está sendo profundamente afetado pela retração brusca na economia, a reserva de emergência está lá para garantir 3, 4 ou 6 meses das despesas da sua família pagas.
Se você já compreendeu que o foco é acumular patrimônio em valor e não comprar "papéis" e tentar ter rentabilidade, você está sofrendo bem menos nessa crise. Você entende que há muito ruído e, mesmo considerando que a economia real vai sofrer, seus ativos têm valor e serão resilientes. E não vai ficar procurando motivo pra vender.
Se você já investe de forma diversificada no exterior, pode até ter tomado um baque grande como todo mundo tomou. Mas você tem patrimônio em moeda forte e foi menos afetado do que quem investiu tudo no Brasil.
Se você parou de ler notícias e tenta a cada dia ser menos reativo, está vivendo a crise como todos, mas não está sendo influenciado por qualquer mínima notícia. Os tempos são difíceis, a situação é complexa, mas você continua tentando manter um foco no que importa: família, trabalho, esportes.
Se você já praticava esportes regularmente e cuidava da saúde, com certeza tem mais disposição, é menos ansioso, tem uma imunidade melhor e em consequência disso tem menos chance de ser um infectado e um potencial transmissor da doença.
Se você já focava em cuidar da família e ser menos reativo (de novo, pois considero esse um dos itens mais importantes da filosofia) tem uma relação melhor com os familiares, vai poder aproveitar esse período de maior isolamento e reclusão para aprofundar ainda mais essa relação e vai ter uma vida familiar mais satisfatória.
Em síntese, a filosofia não é um ponto de chegada, é um processo, a ser vivido a cada dia, mas que paga seus frutos em todos os momentos.
Pra todos da comunidade que tentam a cada dia evoluir, vamos agradecer os passos já tomados e seguir o plano. Mesmo com as dificuldades, dia após dia, continuar como já era feito.
Pra quem está começando, adote os passos que puder, da forma que puder, sem decisões bruscas. Cuide de você e dos seus.
#pas.