Data original: 19/03/2020
O que mais me chamou atenção nessa crise do coronavírus é que aqueles que estão mais desesperados e que estão tomando medidas equivocadas são justamente aqueles que no mês anterior estavam dizendo que era só uma gripe, só uma marolinha.
Isso não é sobre o coronavírus e sim um aspecto da natureza humana. Nós colhemos na crise o que plantamos na calmaria.
O médico que se iludiu acreditando que sabia os riscos do coronavírus quando ele estava na China colheu o risco aumentado de ser uma das primeiras vítimas.
O pai de família que ignorou os riscos e viajou com a família está colhendo aeroporto fechado e família presa no exterior.
O micro empresário que plantou ignorância ao risco das dívidas está colhendo alto risco de quebrar durante o lockdown.
O investidor amador que ignorou a importância da reserva de emergência está colhendo o desespero de ter de parar de trabalhar e talvez sacar investimento.
O fera neném que plantou 100% bolsa na alta está colhendo 100% desespero agora na queda.
Pense nisso, é tudo a mesma coisa. Tudo se resume a achar que é especial e não vai sofrer psicologicamente, financeiramente ou socialmente durante a crise.
Durante a calmaria é muito fácil ser o médico que sabe tudo, o investidor que só ganha, o prefeito que acerta todas as políticas públicas, o empresário que faz mais dinheiro. Na hora da crise tudo isso roi se você não tiver plantado os valores certos durante a calmaria.
Nesse momento do coronavírus é mais fácil enxergar isso por termos momentos muito definidos de calmaria (até fim de fevereiro) e de crise (março). Mas o mesmo processo acontece mais lentamente as vezes ao longo de anos de calmaria seguida de anos de crise não tão aguda.
O coronavírus vai acabar, nós vamos sobreviver e um novo período de calmaria vai se iniciar. E lembre-se de plantar pensando em colher na próxima crise. Descubra o que fazer na calmaria pra sofrer menos na crise. É sofrer menos, não é eliminar o sofrimento, não se engane, você vai sofrer. Porque a próxima muito provavelmente será pior que essa.