19 Relação Juros/Aporte x Tempo comentada em 25/03/2020 04:27 #PAS rgms em 24/03/20 10:44 comentada em 25/03/2020 04:27 Relendo a Filosofia Bastter, me bateu uma curiosidade para saber quanto tempo leva para o patrimônio "andar com as próprias pernas", sem depender tanto dos novos aportes, crescendo sozinho apenas com os juros compostos.Fiz uma simulação em várias taxas anuais e um gráfico que demonstra o tempo necessário para que os rendimentos (juros) sejam iguais a 1, 2 e 3x o valor dos aportes mensais.A simulação considera aportes constantes e o primeiro aporte como valor inicial.Explicando o gráfico, pegando como exemplo a taxa de 8% ao ano:Para que os rendimentos atinjam o valor dos aportes é necessário 109 meses de aportes constantes. Para os rendimentos atingirem o dobro do valor dos aportes é necessário mais 63 meses (172 partindo do início). E assim por diante...*Embora tenha simulado em varias taxas, não estou dizendo que ela seja o mais importante na formação do patrimônio, muito longe disso.Meu primeiro tópico, que venham as voadoras...