Data original: 27/03/2020
Antes de adentrar ao mérito do post é importante deixar claro que este exemplo é ESTRITAMENTE VOLTADO AO EFEITO DO INVESTIMENTO NO TEMPO. Não entremos no ponto de discutir sobre o produto do investimento em si.
Neste tempos de pandemia, coronavírus e home office um amigo mais velho, enquanto organizava documentos antigos, encontrou e me encaminhou comprovante de um aporte que ele fez há mais ou menos 14 anos num VGBL. Previdência Privada mesmo. Ele tem uma vida financeira estruturada (patrimônio em torno de 3 MM e esse não é a integralidade do que possui). É alguém que não investe em renda variável por medo/receio/ignorância e isso não vem ao caso.
Fato é que ele quis enviar para exemplificar o efeito do investimento no tempo como um amigo bem mais novo.
Em dezembro de 2005 ele investiu exatamente 100k neste VGBL. Hoje, ainda que com uma queda de mais ou menos 11% no mercado que ele sinalizou ter sofrido, este investimento tem 770k.
Não, ele não fez nenhum aporte além deste inicial. Aportou e deixou lá.

Volto a destacar que o produto em si não está sendo analisado aqui. Sim, ele poderia ter ganho muito mais em outros produtos.
Trata-se de um exemplo de alguém que quando tinha 30 anos investiu 100k, deixou completamente separado, e hoje com 44 de idade tem 770k.
Vamos focar apenas no efeito do valor no tempo.
Sou bem mais novo que ele, possuo um certo patrimônio já formado, zero dívidas e isso me serviu muito bem como um belo incentivo.
Espero que sirva ao demais no que tange investimento x tempo.