Bom dia a todos. Durante este período estou reforçando alguns estudos na área de CAD/CAM e procurando conhecer novos softwares (Sonho mais ou menos grande).
Se houver colegas na comunidade que atuem na área, estejam estudando ou apenas tenham interesse podemos compartilhar informações.
Trabalhei alguns anos com SolidEdge (CAD) e um pouco com NX CAM, recentemente comecei a desenhar com SolidWorks (CAD) e fiz algumas programações simples com Esprit (CAM).
No momento tenho estudado programação CNC com os simuladores da Siemens, para torneamento e fresamento, e pretendo testar o OnShape (CAD) que é online.
Os softwares nesta área são, em sua maioria, pagos e caros, porém existem alguns com licenças para estudantes. A maioria tem funcionalidades e operação parecidas, facilitando a transição, mas o acesso às máquinas nem todos terão (o que não deve impedir o estudo).
Vi alguns comentários em outras postagens de pessoas que não tiveram contato prático com esta área (usinagem e máquinas-ferramentas) na faculdade, apenas no trabalho, e outros poucos comentários sobre BIM e AutoCad.
No mais deixo o link de 2 vídeos, que acho legal, sobre o assunto.
Como alguns pensam que funciona a usinagem CNC:
A sequência de produção de um parafuso (o marketing valorizou):