Ola boa tarde a todos , estou com uma duvida e gostaria da opinião do pessoal para me dar um norte do que fazer ..acho que muitos estao na mesma situação..
Depois de muito estudo ( falta muito pra aprender o básico) e de ter lido os livros do Bastter , me fez muito sentido toda filosofia e eu decidi mudar a forma com que eu vinha lidando com meu patrimônio (muito perdido achando que sabia de tudo) e meus aportes(sem direção , sendo orientado por um analista da XP e pelo que eu achava que sabia de mercado etc) , solicitei resgate de todos os CDB`s e fundos de renda fixa que havia feito e estou direcionando para o tesouro , criei meu RE na poupança de um bancao (bradesco) e esta completo , ou seja , com 100% do planejado.
Uns COE que eu havia feito agora vou aguardar porque nao da para resgatar mas nunca mais farei , debenture foi outra cagada que eu fiz e que nao posso solicitar o resgate portanto terei que aguardar essa merda vencer mas nunca mais aportarei la .
Enfim sobrou os fundos de acoes que o pessoal da xp me indicou e eu na epoca achei interessante fazer e que no momento sofreram com a queda e tem menos do que eu aportei ( quase 30%) e estes eu estou com duvida se solicito o resgate e aplico em acoes ou se deixo la aplicado e esqueco .Entao devo pedir o resgate destes fundos ? obs* nao tem problema nenhum se tiver que ficar 10 anos neste fundo
Aproveitando o gancho tambem tenho small11 compradas , ja li sobre elas e entendi que nao fazem sentido .. devo vender para comprar acoes das quais eu achar interessante ser sONcio? do que ficar com este indice?
obs* nao tem problema nenhum se tiver que ficar 10 anos com esta smal11
Caso deixe vou considerar o valor que esta no fundo como parte dos meus investimentos direcionados a bolsa de valores aqui do pais..
Ja estruturei tudo no BS e porcionei entre as opcoes(renda fixa, FII, acoes, stocks, reits, reserva emergencia) as % que me deixam tranquilos e que fazem sentido pra mim e estarei aportanto normalmente conforme orienta o sistema.
Desde já agradeço muito pela oportunidade