Dentro da idéia "nada muda, a não ser você mesmo" e "você é o responsável pela educação dos seus filhos", há dois anos busco complementar a educação da minha filha em casa. Apesar das dificuldades (rotina, disciplina, relações familiares, trabalho etc) venho sempre melhorando o meu entendimento sobre o assunto.
Procurando na internet tópicos sobre o tema achei o livro da Sra. Susan Wise Bauer (Well-trained Mind). Há a versão também em português. Lá aprendi sobre o TRIVIUM (educação clássica). Buscando outras fontes, descobri também a importância de apresentar valores (temperânça, disciplina, respeito etc) na escola. Não preciso nem dizer que a maior parte das escolas do Brasil - a da minha filha incluída - não sabe nem o que é TRIVIUM, muito menos trabalham valores.
Recentemente, buscando folhas complementares de matemática para a minha pequena, descobri o portal chamado twinkl. Ele é muito utilizado no exterior. Tem infinitas folhas de atividades de todas as matérias. O material em português já é mais limitado mas se buscarmos em inglês, não há problema algum.
Bem, hoje tento complementar as atividades da escola com leituras de livros sobre Valores, Lendas, História do Brasil, Contos de Fadas e Aventuras. Além disso, imprimi e estou trabalhando uma folha de matemática por dia com minha filha (folha da Twinkl).
Proponho aqui discussão sobre o tema e troca de informações de como complementar a educação de nossos filhos. Como fazem? Quanto tempo por dia? Qual é o foco de cada um?
Meu maior problema hoje é o ensino de história. Matéria que gosto muito e minha filha também, não acho na internet material/livros infantis que apresentem história do brasil como a Sra. Bauer diz ser o ideal, baseando-se no TRIVIUM. Alguém conhece?