Boa noite à todos,
Inicialmente destaco que a diversificação aqui tratada é a diversificação profissional, de receita, renda e não de ativos. O tópico falará sobre diversificar áreas de atuação e recebimentos.
Desde que conheci a comunidade e a filosofia Bastter a ideia de diversificar as minhas fontes de renda só fez crescer. Acho que deveria ser uma busca de todos e que não há "segurança" sem tal medida.
Assim, penso que uma vez quitadas todas as dívidas, feita uma reserva financeira, estar investindo boa parte da renda mensalmente, ter casa e carro quitados (meu caso) devemos pensar em diversificar a carreira no intuito de iniciar uma outra atividade remunerada.
É bem verdade que já consigo possuir certa diversificação das minhas receitas e posso ver isso em números. Sou advogado, dono de escritório montado com toda uma equipe de profissionais e enxergo que os honorários já são pulverizados. Recebemos por assessoria fixa mensal à empresas, êxito de ações, pareceres, sustentações orais, atos individuais e outras fontes. Ou seja, dentro da minha atuação (advogado) existem algumas formas de recebimento.
E é aí que vem a minha dúvida.
Quando penso em iniciar - ou, neste caso, aumentar - as fontes de renda penso que deve ser algo com certa referência com a atividade principal. Por exemplo, já iniciei um projeto para ainda este ano escrever um livro. Seria uma possível fonte. Quero também começar a ministrar cursos de especialização na minha área de atuação (Direito Empresarial e Societário). Soma-se que ocupo cargo de destaque na OAB da minha cidade e isso acaba dando destaque para a sociedade onde todos relacionam a imagem como advogado. Isso por que acho que seria um "desperdício" começar numa outra área totalmente do zero. Montar uma Adega de vinhos, por exemplo. Sou grande admirador e apreciador da bebida.
Espero ser claro o suficiente na minha dúvida, mas voltando ao título do tópico seria: até que ponto devemos diversificar nossa fonte de renda para áreas completamente diferentes ou devemos aproveitar certa reputação e trajetória que possuímos?
Imaginemos um médico que ama sua profissão, trabalha arduamente todos os dias sem ver a hora passar e atualiza-se sempre. Não seria racional que busque seu leque de atuação na área? Com cursos, até canal de Youtube, palestras?
Quando vemos um empresário que, digamos, possui uma loja de calçados, abrir uma outra marca para vender bolsas, ou até mesmo um restaurante essa pessoa, encontra-se utilizando as suas mesmas competências, contatos e até rotina de trabalho. Para um advogado, médico, engenheiro, acho que é diferente. Ou estou cogitando algo sem sentido?
Isso tudo me veio à mente, pois o escritório tem - felizmente - crescido. Temos aumentado o número de advogados associados, quem sabe expandiremos fisicamente este ano, conseguido novos clientes, o correto não seria aproveitar essa onda e focar bastante na atividade buscando diversificar nesta área? Ou a tal almejada segurança somente virá numa fonte diversa?
Pode ser que toda a dúvida gire em torno de time. Do momento certo de promover a diversificação. Não sei.
Gostaria de ouvir a opinião do grupo para refletir melhor e espero ter sido claro.