Boa noite à todos,
Inicialmente destaco que a diversificação aqui tratada é a diversificação profissional, de receita, renda e não de ativos. O tópico falará sobre diversificar áreas de atuação e recebimentos.
Desde que conheci a comunidade e a filosofia Bastter a ideia de diversificar as minhas fontes de renda só fez crescer. Acho que deveria ser uma busca de todos e que não há "segurança" sem tal medida.
Assim, penso que uma vez quitadas todas as dívidas, feita uma reserva financeira, estar investindo boa parte da renda mensalmente, ter casa e carro quitados (meu caso) devemos pensar em diversificar a carreira no intuito de iniciar uma outra atividade remunerada.
É bem verdade que já consigo possuir certa diversificação das minhas receitas e posso ver isso em números. Sou advogado, dono de escritório montado com toda uma equipe de profissionais e enxergo que os honorários já são pulverizados. Recebemos por assessoria fixa mensal à empresas, êxito de ações, pareceres, sustentações orais, atos individuais e outras fontes. Ou seja, dentro da minha atuação (advogado) existem algumas formas de recebimento.
E é aí que vem a minha dúvida.
Quando penso em iniciar - ou, neste caso, aumentar - as fontes de renda penso que deve ser algo com certa referência com a atividade principal. Por exemplo, já iniciei um projeto para ainda este ano escrever um livro. Seria uma possível fonte. Quero também começar a ministrar cursos de especialização na minha área de atuação (Direito Empresarial e Societário). Soma-se que ocupo cargo de destaque na OAB da minha cidade e isso acaba dando destaque para a sociedade onde todos relacionam a imagem como advogado. Isso por que acho que seria um "desperdício" começar numa outra área totalmente do zero. Montar uma Adega de vinhos, por exemplo. Sou grande admirador e apreciador da bebida.