Muito está sendo ventilada a ideia de que daqui pra frente tudo vai ser diferente, poderemos dividir o mundo entre antes e depois do covid-19, e que viveremos um mundo novo porque algumas portas que foram abertas aparentemente não podem ser fechadas.
Estou aqui me perguntando o que de fato vai mudar assim que passar o isolamento.
E até questionando um pouco se alguma dessas mudanças é de fato estrutural.
Na saúde, entendo que o uso de máscaras será de longo prazo / permanente, talvez medição de temperatura na entrada do trabalho ou mercados, confinamento intermitente a depender da ocupação dos hospitais...
Na economia algumas indústrias demorarão mais (5, 7 anos) para se recuperar, outras menos (1, 2 anos). PIBs em baixa no mundo todo por 1-2 anos. Estoque de empregos baixo, precarização e tudo que já sabemos de uma crise econômica...
No mundo do trabalho, teletrabalho ganha espaço, soluções virtuais. Na natureza, um grande respiro - dada a baixa econômica - ela agradecerá muito. Na política uns politizando mais ou menos a situação mas essencialmente estruturas de busca de poder mantidas...
Fico aqui pensando em como desenhar esse mundo "que será totalmente diferente do que era, completamente novo depois desta crise, adapte-se ou morra". Trabalhando com esse cenário de que dentro de 1 mês muitos países voltarão da reclusão, me pergunto:
O que de fato vai mudar na sua vida se o confinamento acabar? Business as usual? Algo estrutural muda na vida? (Exceto, claro, a recuperação econômica, mas que busca estar no mesmo lugar que um dia estava)
Longe de querer fazer ORUTUFlogia com essa análise tosca, mas é um questionamento que ando me fazendo: O que de fato vai mudar, e isso é assim tão estrutural enquanto sociedade?
Ou buscaremos por mais ou menos os mesmos meios voltar aos mesmos lugares?
Valeu pela reflexão!
Abraços e bom dia a todos!