Boa noite pessoal, primeiro tópico que to abrindo aqui e nunca imaginei que não seria sobre investimentos.
Primeiramente, dando meu histórico até o momento: Curso atualmente o último período de engenharia química numa federal de São Paulo, estou bem encaminhado para pegar meu diploma. A cerca de dois anos, comecei a estagiar numa indústria de médio porte aonde fui contratado a cerca de 6 meses como analista com a promessa de ser contratado como engenheiro assim que formasse. Além disso, de uns tempos pra cá peguei um trabalho por fora com um cara que tem um nome muito forte junto a órgãos regulatórios e no mercado como um todo, que trabalha prestando consultoria para empresas o que pode me abrir muitas portas num ORUTUF próximo. Acontece que a empresa que eu trabalho é uma empresa cheia de rolos historicamente e está em recuperação judicial apesar de no momento estarem investindo muito dinheiro (muito mesmo) em novos projetos e publicidade. Seguindo a filosofia Bastter.com, esse tipo de informação torna-se irrelevante pois o importante é investir em si mesmo e danesse a empresa.
Contudo, tenho encontrado uma enorme dificuldade para fazer isso. Apesar de não desgostar da minha profissão eu de uns tempos pra cá não tenho conseguido achar tesão suficiente para buscar estudar ela no meus tempos vagos e me tornar melhor. Tenho achado a leitura de normas e material técnico extremamente tediosa e parece que consome 5 vezes mais energia minha do que qualquer outra atividade. Tudo que eu tenho aprendido de novo nos últimos meses tem sido pouco relacionado com minha profissão.
Nesse contexto, de uns tempos pra cá comecei a repensar se eu realmente quero seguir a carreira que to seguindo apesar da boa perspectiva futura que tenho no momento. No meio desses pensamentos, lembrei de quando era mais novo em um passado relativamente distante onde sempre gostei de coisas relacionadas a arquitetura. Acho que optei por não cursar Arquitetura pois venho de uma família que tem uma cultura muito forte de que as únicas profissões possíveis são as de engenheiro, médico e advogado e que sempre tentaram moldar meu pensamento nessa direção utilizando aqueles argumentos bobos (que fazem muito sentido na cabeça de um adolescente): "Se for assim é melhor ser engenheiro civil que dá dinheiro", "vai morrer de fome", etc.
Sendo assim, gostaria que o pessoal que trabalha na área ou em coisas relacionadas, caso possível, me explicasse um pouco como é a rotina do trabalho, quais são as dificuldades, os diferenciais do bom profissional (Não consigo achar isso na internet de forma satisfatória e não conheço nenhum profissional da área). Vejo que o pessoal hoje em dia tá sofrendo mas no geral a maioria das profissões tão assim.
Gosto muito da parte de planejamento e design de interiores dentro da arquitetura, gostaria de saber se pra trabalhar nessa área realmente existe a necessidade de cursar outra graduação, e caso positivo se vale a pena eu realizar esse caminho árduo de largar tudo e cursar 5 anos de faculdade, ou se vale mais a pena fazer só um EAD para conseguir o canudo e me virar sozinho. Também gostaria de saber se posso aproveitar meu CREA de alguma forma.
Obrigado !