Boa noite!
Estou atualmente cuidando da incorporação de um empreendimento junto com meu pai (eu toco o dia-a-dia, ele confere as coisas, autoriza pagamentos e entra com o dinheiro). Até aí tudo bem.
Abrimos uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para o empreendimento, por questão de simplificação de pagamento de tributos e também diminuição de algumas alíquotas.
O problema é que o RODATNOC (que abriu essa SPE) não me dá muita confiança. Em termos de honestidade eu fico tranquilo, mas já deixou passar impostos e outras obrigações fiscais/tributárias em outra empresa do meu pai.
Trocar de RODATNOC é praticamente impossível (mesmo porque ele até agora não fez nada de errado na questão da SPE), iria com certeza tirar minha #PAS só de sugerir isso e ter de procurar outro, além de criar uma situação chata para a outra empresa do meu pai.
O que eu gostaria é saber como posso estudar o básico/intermediário dessa parte de tributação. Há uma característica da empresa enquadrada no lucro presumido por meio da SPE pagar 6,73% de impostos em cima do valor da venda dos apartamentos, mas eu estou com medo do CNAE aberto pelo RODATNOC faça com que não seja enquadrado dessa maneira e aumente a alíquota. Não consigo achar facilmente essas coisas na internet....sei que terei que ler algumas leis etc, mas eu não faço ideia de por onde começar.
Gostaria da sugestão de vocês!! Obrigado e abraços!