Boa tarde pessoal,
Pretendo tirar a cidadania italiana, no caso o italiano era o meu trisavô. Estou pesquisando e vi que preciso dos documentos certidão de nascimento, casamento e óbito. É necessário mesmo esses 3, ou pode ficar pendente algum deles?
Vou ver com alguns parentes se tem os documentos dele, creio não vão ter. Nesse caso, eu indo no cartório aqui da cidade onde moro e onde ele tbm morou e morreu, eu consigo pegar as segundas vias desses documentos ? E aí ia faltar a de nascimento dele na Itália, que por um site que pesquisei consegui achar onde ele nasceu e a data..creio que isso me ajuda bastante. (no caso consigo a certidão de nascimento dele da Itália por email ou algo do tipo?)
Depois disso, tendo os documentos em mão, vi que tenho que traduzí-los com tradutor juramentado, apostilar, e depois levar no consulado italiano para colarem um selo. Sou do Estado de São Paulo, alguém tem algumas dicas desse processo?
Tem muitas informações por aí, maneiras de conseguir a cidadania, mas pretendo pelo menos ter todos os documentos em mãos, e depois ver a melhor opção para dar entrada, se faço com alguma assessoria para ajudar, se vou pra Itália etc.. Eu indo no cartório aqui na cidade conseguirei os documentos será? Que pra mim no momento o mais importante é ter todos os documentos necessários.
Desde já agradeço !!