Fala galera! Beleza?
Como tem sido recorrente os tópicos aqui na Bastter.com perguntando sobre edição de vídeo, que softwares usar para animação e tudo mais, decidi criar um passo a passo do meu workflow para edição de um vídeo aqui do fórum.
Lembrando que essa é UMA das milhares de formas possíveis de se editar um vídeo como esse e é apenas uma referência para quem quiser dar um pontapé inicial.

QUE SOFTWARES USAR ?
Os softwares que uso para a edição dos vídeos são vários do pacote Adobe, como:

PREMIERE (Edição do vídeo)

AFTER EFFECTS (Criação de animações mais complexas e outras necessidades de Motion Graphics)

AUDITION (tratamento do áudio e cortar as partes de silêncio)

PHOTOSHOP (Criação da capa para o vídeo do Youtube)

VIDEOSCRIBE (Para animação das mãos)
Todos esses programas são pagos mas, com exceção do VIDEOSCRIBE (possui uma versão Trial que não sei bem como funciona), há programas gratuitos que podem suprir as necessidades:
Para edição de vídeo:
OPENSHOT
HITFILM EXPRESS
BLENDER
Edição de áudio:
AUDACITY
Edição de imagens:
FOTOR
GIMP
Vamos para a edição!

PARTE 1 - Organização
Aqui eu mostro como é o meu processo de organização e decupagem dos vídeos, imagens, áudios e etc. É sempre importante manter todos os seus arquivos organizados em uma estrutura padronizada, para facilitar possíveis refações no ORUTUF.

PARTE 2 - Pré montagem
Na fase de pré montagem eu organizo todos os arquivos dentro do Premiere e mostro como funciona a estrutura básica dos vídeos aqui do fórum.

PARTE 3 - Videoscribe
Agora é a hora de abrir o Videoscribe e fazer a animação das “mãos”. Eu tentei mostrar o mais básico possível, pois o programa permite fazer muito mais. Mas acho que dá pra pegar o espírito da coisa.

PARTE 4 - Finalização
Com o vídeo das mãos exportado, agora é hora de encaixar todas as “peças” no Premiere e preparar o arquivo para exportação.
Em breve, vou tentar produzir um vídeo igual a esse da Bastter, mas utilizando o OPENSHOT e o AUDACITY pra galera que quiser utilizar estes softwares gratuitos.
É isso, pessoal! Me desculpem se minha didática não é das melhores, pois nunca fiz esse tipo de tutorial e minha esposa sempre me disse que não tenho paciência pra ensinar os outros! Haha. Qualquer tipo de dúvida fico a disposição pra ajudar!
Abs!