Pessoal, trabalho em uma empresa familiar há 12 anos nos departamentos de Supply Chain e Financeiro, e em paralelo tenho uma consultoria financeira para pequenas e médias empresas. Neste período comecei a postar dicas em forma de artigos no LinkedIn para enfrentar este período.
Gostaria de compartilhar com vocês aqui no intuito de contribuir com pessoas que possam estar enfrentando dificuldades de como agir neste momento.
Espero que ajude e peço desculpas aos moderadores se aqui não for o lugar para isso.
É só apagar e me falar onde posso postar (se é que pode).
Abraços!
--
3 dicas para seu negócio na crise
Além do problema de saúde pública, a crise atingiu em cheio as pequenas e médias empresas, responsáveis pelo maior número de empregos no Brasil. A preocupação com o ORUTUF do seu negócio e com sua sobrevivência à crise é real e legítima.
Ninguém sabe o que vai acontecer e nenhum caminho é fácil, mas temos que fazer o que for possível - e um pouco do impossível - para tentar sair desta situação o mais rápido possível.
Como ninguém está com muito tempo, abaixo 3 dicas rápidas para o momento de crise:
1) Entre em modo de sobrevivência.
O único foco agora é manter o negócio vivo. Se para isso é necessário parar projetos que exigem investimentos, pare. Se para isso precisa cortar produtos que tenham rentabilidade baixa ou nula (em alguns casos, negativa), corte o que for possível. Na hora do turn around, por vezes é preciso sacrificar um pouco do ORUTUF para estar vivo no presente.
2) Preserve o caixa.
Pense em estratégias que reduza seu risco de inadimplência. Ofereça alternativas aos seus clientes faturados para garantir o recebimento, ainda que isso signifique ganhar um pouco menos. Corte custos onde puder, converse com os bancos e peça prorrogação de parcelas. Converse com o proprietário da casa/loja/armazém e negocie o aluguel. É melhor que ele prorrogue do que correr o risco do seu negócio quebrar e ele ter uma vacância de 2 ou 3 anos, pois a crise não será curta.
3) Negocie, negocie e negocie.
Todas as empresas estão em dificuldades. Negocie com seus clientes para garantir um fluxo de caixa para você e, ainda assim, um programa de pagamentos melhor para eles. Procure evitar ao máximo o cancelamento de pedidos por parte dos clientes. Negocie com seus fornecedores, preservar o caixa não significa dar calote. Converse com seus fornecedores de forma que vocês possam sair da crise juntos. É hora de fortalecer as parcerias e mostrar que só será possível sair da crise se todos forem flexíveis. Todos os casos possíveis devem ser negociados.
Agora é hora de agir apesar do medo, das preocupações e das frustrações.