Acompanho o site desde 2007, sou cadastrado desde 04/2011 e não devo ter mais de 5 posts escritos... mas agora, depois mais de 10 anos senti a necessidade de escrever esse post (e aproveitar o tempo livre de quarentena! Haha).
Entrei no site lá atrás, quando o assunto principal e praticamente único era Opções... Quadro de ações? Nada! FII? Nem pensar! Stocks? Coisa de gringo!
Aqui no site só se falava em VC, BOSI, VDX e NV (só os antigos entenderão!).
Hoje olhamos pra trás e falamos “Isso aqui era só mato!” porque ainda tinha muita coisa a ser desbravada!
Filosofia Bastter.com ainda era um embrião, embora desde sempre o Bastter se preocupou em passar pra todos os usuários que o objetivo principal é investir sem afetar a saúde ou emocional (SEMPRE OPERE PEQUENO!)
Por falar no Bastter... “carioca mala”, que sempre gostou de dar voadora em todos sem dó! Jeitão arrogante!
Naquela época ele já falava que o que enriquecia era ter uma carteira de ações diversificado, e que opções era pra remunerar carteira!
Mas eu, como todo bom sardinha O ESCOLHIDO, não ouvia essa parte de “diversificar” e tinha uma “super” carteira concentrada em PETR e VALE para fazer lançamento coberto e enriquecer fácil!
Aí veio 2008, crise do subprime, “carteira” desvalorizando 60%, eu perdido sem saber o que fazer e o sonho de ser O ESCOLHIDO indo pelo esgoto...
Abandonei as ações e opções, isso é só pra quem tem muito dinheiro.. só pros tubarões!
Nisso chegamos em 2010, estou formado na faculdade, começo a trabalhar e sobra um dinheirinho todo mês!
“Eu gostaria de investir em ações.. mas onde posso encontrar informações boas?”
Ah! Lembrei daquele carioca mala! Será que ainda existe aquele site?
E existe! Vamos entrar pra ver o que tem...
Agora tem informações sobre ações, muito estudos, discussões de qualidade...
“Já que eu não sou O ESCOLHIDO, vamos tentar aprender alguma coisa nessa tal de bastter.com”
E começo a acompanhar o site diariamente, lendo praticamente todos os assuntos, estudos e as voadoras do “carioca mala”!
Com o tempo percebi que ele não é mala, muito menos arrogante.. entendi que esse jeitão dele é de alguém muito preocupado em ensinar o correto, evitar a todo custo que nós passemos pelo o que ele passou e chegar no fundo do poço por achar que o mercado de ações é jogatina e lugar de dinheiro fácil!
E desde então (lá se vão 10 anos!), vi a evolução da Bastter.com e fui evoluindo também, na medida do possível.
Hoje tenho reserva de emergência, carteira diversificada, RF, stocks e o mais importante.... #PAS!!!!
#PAS pois tenho reserva de emergência pra qualquer emergência
#PAS pois o importante é APORTE, VALOR e TEMPO
#PAS pois tenho um bom patrimônio, pra me ajudar a passar pela crise independente de quanto tempo dure
#PAS pois sei a importância de praticar esportes e cuidar da minha saúde
#PAS pois tenho tranquilidade financeira pra poder ajudar o próximo e, principalmente, instituições que ajudam animais abandonados
#PAS em saber que estamos passando por mais uma crise, mas o que importa é cuidar de mim e dos meus
#PAS por aprender que dinheiro é lixo, e sou eu que mando nele (e não o contrário)
Ficou um textão, mas gostaria de deixar esse depoimento especialmente para os iniciantes e para os que duvidam... “o que me garante que se eu seguir a filosofia, vai dar certo?” NADA GARANTE! Mas, pela minha experiência, seguir esse mapa chamado filosofia Bastter.com vai te levar a um caminho de querer evoluir sempre no que é importante de verdade e sempre tentar ser uma pessoa melhor!
Ao “carioca mala” do Bastter, meu MUITO OBRIGADO!
Muito obrigado por ter feito um lugar com ótimas pessoas, discussões e estudos de alto nível! Muito obrigado pela preocupação em ensinar e dar voadoras para que possamos aprender! E muito obrigado por PERSISTIR e fazer a Bastter.com evoluir sempre!
Vamos continuar juntos nessa caminhada, tenho certeza que lá na frente vamos olhar pra trás e falar: “Isso aqui era só mato!”