Data original: 07/05/2020
Olá prezados colegas foristas.
Procurei everywhere e não encontrei nenhum post sobre esta dúvida, motivo de tê-lo aberto.
Estou concretizando o sonho da casa própria. Se procurarem por aí, verão que um tempo atrás eu estava me remoendo por ter liquidado a renda fixa por um terreno.
Enfim, projeto bem "pé no chão", feito por uma amiga da minha esposa que é arquiteta, casa térrea sem grandes malabarismos ou frescuras.
Já tenho alguma ideia sobre construção civil e sei que para dar certo, tem que estar presente e a dor de cabeça é enorme.
Pelo motivo de ter uma grande demanda de tempo pelo meu trabalho e o que sobra dedico exclusivamente ao meu filhote, optei por contratar uma empreiteira para construir o sonho.
Eu sei que o metro quadrado de construção (CUB-SP) está em torno de 1400 e sei que gastarei mais do que isso. Sei que a parte mais "variável" da construção é a parte do acabamento.
Para remendar isso, já defini um budget que pretendo seguir e será o guia para escolha do acabamento. Digo isso pois se for entrar na loja para ver o que tem, grande são as chances de estourar o orçamento.
Porém, eis que surge minha dúvida:
1 - Como saber se uma empreiteira é boa? Reputação boca a boca?
2 - Qual é a forme que ela será remunerada? Eu compro material e eles gerenciam tudo? Ou eles ganham em cima do material?
3 - Tendo em média o gasto com construção + mão de obra, qual seria uma margem justa para negociar com a empreiteira?
4 - Como funciona o contrato? O que ficar esperto? O que não assinar?
Meu medo existe pois um colega médico investiu PESADO numa casa (2 milhões) e menos de 1 ano a casa está com infiltração na laje do primeiro andar pro térreo (jardim suspenso e hidromassagem no primeiro andar).
Perdeu todos os batentes de portas, todas as portas, caíram pisos e ele está tendo que reformar a casa inteira (previsão de gastar 300 mil).
Pela minha experiência com imóveis esse tipo de infiltração condena imóvel, nunca mais fica bom e terá dor de cabeça pelo resto da vida.
Empreiteira caiu fora e disse que não era problema dela.
Chamei um empreiteiro para avaliar meu projeto + terreno, ele disse que teria que derrubar muro, fazer terraplanagem, etc etc.
Chamei outro, disse que não precisa fazer nada disso pois o terreno já é plano, basta um bobcat para tirar a grama da onde for construir.
Aproveito que estou abrindo um tópico grande, seguem abaixo algumas dúvidas pertinentes:
1 - Compensa um projeto hidráulico e/ou elétrico? Um empreiteiro disse que sim, que a economia paga o custo do projeto. Outro disse que não, pois é uma casa térrea e sem grandes dificuldades técnicas, motivo pelo qual ele acha não haver necessidade disso (a economia em material não paga o preço).
2 - Qual o benchmark num projeto estrutural / elétrico / hidráulico? Isso é cotado por metro? Por projeto? Os preços variam muito de um engenheiro para outro e não tenho qualificação técnica para saber dizer quem está certo/errado ou caro/barato.
Obrigado a todos pelas respostas.