Olá pessoal! Tudo bem?
Acompanho bastante o site, embora participe pouco. Além dos estudos aqui, tenho estudado psicologia econômica. Eu não sou psicóloga, nem especialista no assunto, mas tenho aprendido um pouco e tomei a liberdade de compartilhar aqui. Vários pontos são bem relacionados à filosofia do site.
“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiência emocional”. (Bion)
Isso explica o costume que temos de justificar, mesmo para nós mesmos, nossas escolhas equivocadas. A consequência disso é a dificuldade na evolução (dificuldade de dizer EU ERREI).
“Nossa mente tem fome de coerência” (Kahnemann)
Ninguém gosta de ouvir opiniões contrárias. Quem diz que gosta está se iludindo, pois seu apreço, na verdade é para discutir e mostrar o “eu tô certo e tu esta errado”. Por essa fome de coerência, as pessoas tendem a acreditar no que sempre acreditaram, a fazer o que sempre fizeram, e a não acreditar no que nunca acreditaram (por isso, não discuta com seu pai que só tem dinheiro na caderneta e em imóveis).
Mas e o comportamento de manada?
Existe quando apenas quando não estamos seguros de determinado assunto, ocorre no pânico e na euforia, momento que se busca uma referência (o youtuber falou que é bom, o bilionário faz... eles sabem mas que eu). Tem também a ver com não gostarmos de tomar decisões (mais abaixo).
“Não existe autocontrole ORUTUF.”
Ex. preciso perder peso. No meio da semana decido que na próxima segunda feira começarei fazer exercícios (‘ahh nessa semana tenho isso, isso e aquilo, deixa para semana que vem’).
Oras, se hoje que sei que vou estar livre entre as 19:30 as 20 h, não vou na academia, porque acho que vai conseguir ir na 2ª feira, que não tenho a menor noção de como vai ser?? ‘Não me preocupo na minha aposentadoria, porque ainda tenho tempo’, e por ai vai...
“Não suportamos perder”
Bem batida aqui no site, mas não custa reforçar. Pesquisas demonstram que empresas que iniciaram um projeto e verificaram sua inviabilidade, desistem dele apenas quando foi aplicado até uns 10 ou 15% do orçamento. Se aplicaram mais de 30% vão até o final. Ou seja, para não perder 30%, perde-se 100%.
“Não gostamos de tomar decisões”
...E quando tem muitas opções, pior ainda. Pensar é cansativo, perder é doloroso, admitir que errou é difícil. Então mesmo no caso de perdas, o desconforto é minimizado se a culpa for compartilhada (ou terceirizada). Motivo pelo qual, por exemplo, as pessoas preferem os fundos de investimento.
Obs: as frases entre aspas são reproduções, já os textos abaixo são minhas considerações (ninguém precisa concordar), lembrando que não sou especialista, apenas curiosa mesmo
.