Sempre postam besteira sobre produtividade, toda hora tem uma modinha com nome como mindhack, truques do não sei que lá, como produzir 3 vezes mais acordando hora X ou colocando uma regra de levantar a cada 15 minutos e ir aplaudir sol, metodologia dos quintos dos infernos.
Quer aumentar a sua produtividade e a sua qualidade?
Pega uma tarefa que você tem que fazer ou um trabalho, seja que algum chefe te deu ou que precise ser feito no seu negócio ou empreendimento.
Essa tarefa é fazer X. Mas você sabe que se fizer o X e o Y, ficaria um trabalho mais bem feito. Então sente a bunda na cadeira, sem se preocupar com horário, que dia da semana que é, se é feriado ou não, e faça a porcaria do X e do Y até você sentir que está tão esgotado que vai começar a estragar se continuar.
Nos dias seguintes, olhe isso que você produziu. Mostre para algum amigo, conjuge, tenha mais idéias. Pode surgir a ideia de fazer o A , B, C para complementar o X e o Y. Puts, vai dar trabalho e já tá bom como tá. Eu já me esforcei e já fiz além do esperado. Eu sei que dá pra melhorar, mas vai melhorar muito pouco pelo tanto de trabalho. Ninguém nem pediu para eu fazer tudo isso. Ignora, senta a bunda e faz também.
No final, apresente o resultado para alguém. No meu caso, foi para o cliente que já tinha pagado por um trabalho um valor considerável, chegou e falou "Parabéns, o trabalho ficou do !@#!#@. Nunca iria imaginar que ia ficar tão bom, e eu nem tinha pedido metade disso..."
Não precisa fazer isso em toda a atividade que você for fazer. Não precisa virar workaholic e trabalhar todo dia 16 horas durante anos.
Basta fazer isso uma só vez, para você saber que é capaz. Depois que você sabe que é capaz e que aquilo que você faz pode ter excelência, você começa a ver diferente as coisas. Começa a se preocupar, vira quase um "vício" do bem de fazer as coisas que levam o seu nome serem o melhor que você pode mostrar.