Pessoal, boa noite..
Estou desenvolvendo uma nova forma de realizar o controle de algumas atividades e despesas que estão ligadas ao departamento que trabalho na empresa.
Atualmente existe certo controle usando diversas planilhas do Excel, mas nossa matriz passou a pedir relatórios mais completos e frequentes, o que tem nos tomado bastante tempo para geração e etc.
A minha ideia é centralizar todas as informações em um local só. Como ainda tenho pouco conhecimento com ferramentas de programação, decidi por utilizar o Microsoft Access. Não sei se essa foi a melhor opção, o fato é que já desenvolvi algumas coisas nele para esse projeto, e gostaria de continuar utilizando-o.
Já criei alguns formulários para ir inserindo informações à medida que elas vão aparecendo.
No momento, preciso achar uma maneira eficaz de fazer um controle de despesas. Basicamente, para cada atividade criamos uma ordem (ex. 10500) e as despesas são lançadas nessa ordem. Eu consigo importar essas despesas do SAP e agrupá-las em categorias (Horas de trabalho, despesas de viagem, fabricação de material etc).
No entanto, não sei como posso fazer essa divisão no Access. Considerando que possuímos diversas ordens (10500, 10501, 10502 etc.), eu precisaria ter esse controle para cada uma. Como posso separar essas ordens? A única alternativa que achei foi criar uma tabela para cada ordem, e dentro dessa tabela colocar as despesas referentes. No entanto, no final teria dezenas de tabelas, que sofrem constante alteração (despesas estão sempre sendo lançadas no sistema)
Uma só tabela, eu poderia inserir uma coluna para trackear as ordens.. Porém também não vejo como fazer a atualização de dados nessa tabela.
Bom, se alguém puder me dar uma sugestão de como posso prosseguir, ficaria grato. As vezes alguma ideia já serve como um gatilho para eu ir pesquisar mais sobre, e acabo achando uma maneira eficaz.