Prezados,
Durante a leitura do capítulo 27 do livro Rápido e devagar escrito por Daniel Kahneman me ocorreu um insight sobre um dos motivos para que a filosofia bastter.com seja vitoriosa, mas precisamente no fato de o preço não importar.
Antes de continuar, faço um alerta, as ideias do próximos parágrafo já não consigo separar o que foram conclusões do próprio autor e o que foram conclusões minhas sobre o que o autor falou. Os ensinamentos da filosofia vão sendo assimilados aos poucos, passo a passo, pensamento em pensamento, espero que esse texto ajude alguém dar mais um passo na direção correta.
No capítulo é explicado que o motivo da aquisição de algum bem tem relação direta com a dor que será sentida ao perdê-lo. Um fã de esportes, que compra um ingresso para a final do seu time favorito tem muito menos disposição para vendê-lo que um vendedor de sapatos que comprou os sapatos para venda. O fã comprou “para uso”, o vendedor “para troca”.
O fã não aceitaria vender seu ingresso mesmo que oferecido um valor muitas vezes acima ou abaixo do pago: o preço já não importa! A dor pela perda de não ver a final é muito maior. Já para o vendedor, o preço importa! Foi com essa finalidade que os sapatos foram comprados. O sapato é um incômodo que precisa ser trocado por dinheiro o mais rápido possível: o preço importa!
Quando compramos uma ação para ser sONcio, estamos querendo participar da história daquela empresa, queremos ver a final! então o preço não importa! Da maneira inversa, se nos preocuparmos com o preço, já fica claro que compramos “para troca” e as oscilações do Sr. Mercado nos afetam diretamente, nos fará vendê-las ao primeiro sinal de lucro ou perda.
Por tudo isso, seguir a indicação da filosofia bastter.com de não se preocupar com o preço é, pelos motivos mostrados, o que vai nos fazer realmente comprar “para uso” e reduzirá a chance da venda em momentos de pânico e euforia e, quem sabe, no fará vitoriosos no longo prazo.